Icon Derelict é a Metalinguagem da Reinterpretação

3
Oldsmobile 1946. Foto: Divulgação ICON 4×4

Com a ideia de oferecer veículos clássicos com a dirigibilidade e confiabilidade mecânica de um carro moderno, a ICON foi fundada pelo casal Jonathan & Jamie Ward há mais de 20 anos.  Em seus primeiros anos, a empresa se especializou em veículos 4×4 Off-Road, em especial, os Land Rover. A fama do trabalho deles ganhou o mundo, a ponto de grandes empresas, como a Toyota, encomendarem projetos. A montadora japonesa solicitou os primeiros protótipos que foram a base para a reinterpretação do Toyota Land Cruiser, o FJ Cruiser.

ICON FJ
Icon FJ. Foto: Divulgação ICON 4×4

“O conceito da ICON nasceu em resposta à direção que eu tinha vislumbrado para o mercado de colecionadores. Como as demandas e expectativas em relação a carros clássicos cresceu, eu uni o desejo de um desempenho moderno ao estilo clássico. Eu não só tomei nota, eu tomei fiz acontecer”, conta Jonathan em sua página. Em seus veículos 4×4, embora se mantenha grande parte da aparência original, itens como pinturas e rodas eram também atualizados.

Não demoraria muito para a ICON usar todo o seu conhecimento adquirido em utilitários clássicos em automóveis não menos icônicos de passeio. Surgia assim a Derelict que tem uma proposta ainda mais fiel no que diz respeito a aparência externa e interna dos veículos. “A finalidade dos Projetos Derelict ICON é simples, ou parece ser como tal. Pegue veículos clássicos atemporais de qualquer fabricante, de quase qualquer época e então, re-imaginá-los para uso moderno”, informa o site.

Um olhar mais atento a cada um dos projetos finalizados dá uma dimensão exata do que tudo isso significa e quão é incrível a proposta e resultado final de cada veículo montado pela empresa. Vejam, por exemplo, o Chevrolet Styleline Coupe 1952 a seguir. O modelo foi descoberto em um celeiro no Texas. O seu último dono havia o guiado pela última vez antes de ser convocado para a Guerra do Vietnã, em 1967. O carro estava 100% original com o desgaste natural de quase cinco décadas inativo. A ICON Derelict não fez nenhuma alteração na carroceria, mantendo todos os itens de acabamento mantendo o desgaste que o tempo esculpiu, mas por baixo, a história foi bem diferente.

1
Chevrolet Styleline 1952. Foto: Divulgação ICON 4×4

O antigo chassis foi substituído por um fabricado sob medida, em CAD, pela Art Morrison. Isto porque o carro recebeu um moderno motor Chevrolet V8 LS3 e freios a discos de seis pistões na frente e quatro atrás. A potência (que o motor original gerava 90 saltou para 440hp) é transmitida às rodas traseiras por um câmbio GM 4L65E. Para se adaptar a esse novo conjunto, foram fabricadas rodas maiores em alumínio, mas que acomodam as calotas originais. O antigo tanque de combustível foi substituído por um maior, todo soldado em TIG, com filtro externo.

4
Foto: Divulgação ICON 4×4

Em seu site a ICON Derelict destaca a participação do cliente no desenvolvimento do projeto. “Adaptamos a experiência mecânica à personalidade e ao uso de nossos clientes. Nós restauramos e realçamos o espaço interior”. Não foi diferente com este Chevy 1952. O seu dono, um ávido caçador, pediu que a tapeçaria interna fosse substituída por couro de crocodilo. As fotos falam por si, quanto ao resultado final.

5
De Doto Wagon 1951 e Chevy Styleline 1952. Foto: Divulgação ICON 4×4

Até o momento o site apresenta 11 projetos concluídos e, embora a maioria deles sejam carros americanos do final da década de 40, começo da de 50 (seis no total) o portfólio tem outros modelos interessantes como uma Volkswagen Kombi 1967 e um Willys Wagon 1960, equivalente a “nossa Rural”.

Pergunto a vocês: Caso fossem encomendar um carro nacional com esta proposta, como você gostaria que fosse montado?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s