Shelby Cobra 427 “Super Snake” 1966

on
01
(foto: Barrett Jackson)

Street Legal. Essas duas palavras em inglês dão  um re-significado da frase “Plena Felicidade”. Em termos técnicos, geralmente é converter (e/ou) permitir que um carro de corrida possa rodar em  ruas públicas.

03
(foto: Barrett Jackson)

O lendário piloto e construtor Carrol Shelby havia construído 23 Cobras de semi-competição para promovê-los pela Europa. Cansado de levar “vareio” de Mullin, seu amigo que dirigia uma Ferrari, Carrol queria que o 427 tivesse mais velocidade final. Para tal, instalou um par de superchargers Paxton. O câmbio era o do Lincoln Cruise-O-Matic. nascia assim, o primeiro, de apenas 2 fabricados, “Super Snake”.

(foto: barret Jackson)
(foto: Barrett Jackson)

No livro World Registry of Cobras and GT40s, 4thEdition o amigo de Carrol que costumava ganhar fácil do Cobra com sua Ferrari descreve.  “Após os 225km/h aquela coisa explodia, na verdade a aceleração em movimento era maior do que partindo da imobilidade. Engolia a minha Ferrari viva”.

(foto: Barrett Jackson)
(foto: Barrett Jackson)

O seguindo Super Snake foi construído para o comediante Bill Cosby, que certa vez, disse a Carrol Shelby que só compraria um Cobra se ultrapassasse as 200mph (320km/h). Ambos testaram a veracidade disso e Cosby, após um único test drive, voltou para concessionária apavorado e criou um número de stand up chamado “200mph“.

(foto: Barrett Jackson)
(foto: Barrett Jackson)

Shelby colocou o seu Cobra Super Snake a venda em 1968 e apenas no final de 1970 conseguiu um comprador, o compositor James Webb. Naquela altura aquele Super Snake era o único sobrevivente. A outra unidade, que já havia assustado Bill Cosby, sofreu um acidente grave com o seu dono Tony Maxley. O carro ficou completamente destruído e Maxley não resistiu aos ferimentos.

A única unidade restante ficou com James Webb até 1995. O compositor já havia rejeitado ofertas de 1.2 milhões, mas após problemas coma receita federal americana, teve que vender por “míseros” 375 mil. O carro teve outros donos, passou por uma restauração e foi arrematado em 2007 por 5.1 milhões de dólares pelo colecionador Ron Pratt. Neste mês, Pratt leiloou o Super Snake pela Barret Jackson, que foi arrematado por 400 mil dólares a menos que o preço pago por ele no leilão de 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s