Miniaturas Ertl: American Muscle

on

Talvez esse blog não existiria se não fosse a Ertl Company, empresa especializada em miniaturas de veículos agrícolas. Explico, no começo da década de 90, mais precisamente em 1994, esse que vos escreve, então com 12 anos, passava na Rua Augusta em frente a uma tabacaria no extinto Promocenter. Lá, vi um Ford Mustang 1964 1/2 em escala 1:18 que, mais tarde,  seria meu presente de aniversário. O modelo era fabricado pela Mira, mas foi o ponto de partida para o início de minha coleção e, consequentemente, paixão pelos carros americanos, especialmente os Muscle Cars.

Pouco tempo depois começaram a aparecer os verdadeiros Muscle Cars, fabricados pela Ertl Company. Lembro que o meu irmão mais velho apareceu em casa com um Chevrolet Chevelle SS 454 1970. Não demorou muito, um Plymouth Road Runner 1969 se juntava a coleção. O meu primeiro exemplar do “Aço de Detroit” foi um Buick GSX 1970. Também fazem parte da coleção, um Shelby Cobra 1965, Chevrolet Corvette Stingray 1965, Pontiac GTO The Judge 1969, Chevrolet El Camino 1970, Chevrolet Impala SS 1964, Dodge Challenger 1970, Chevrolet Monte Carlo 1970, Ford Torino GT 1971, Pontiac Trans Am Firebird 1973,  Plymouth Duster 1973, Oldsmobile 442 1970, Chevrolet Chevelle 1867 e um Chevrolet Bel Air 1955 (Ufa, acho que me lembrei de todos dessa fabricante. A maioria está guardada). Me recordo de ficar fascinado com o “novo” mundo automobilístico que se revelava para nós naqueles tempos. Veja bem, hoje qualquer garoto de 12 anos acessa a Internet e, ao alcance de alguns cliques, consegue toda a história e põe um Charger como papel de parede em seu LapTop. Mas há 17 anos, nossas fontes era um dicionário português-inglês e as informações que estavam verso da caixa desses “carrinhos”.

Mas e as revistas? Naqueles tempos, a Quatro Rodas só falava de carros de mercado. Eu e, principalmente meu irmão mais velho costumávamos ler as publicações que, muito raramente, dedicavam algumas linhas para os V8 americanos. Houve uma edição, da extinta, mas  muito boa, “Oficina Mecânica” que falava sobre um Dodge Challenger 1974 e um Coronet Super Bee 1970. Este último, se bem me recordo, adquirido pelo proprietário a preço de banana em um leilão da Receita Federal no fim dos anos 80.  Uma publicação, mais tarde naquela década, que começou a dar destaque aos Muscle Cars e carros antigos em geral, chegando a criar uma publicação à parte, foi a excelente Auto & Técnica.

Mas voltando as miniaturas, com o passar dos anos, os espaços em casa bem como no bolso foram diminuindo em proporção inversa à escalada do dólar. Isso foi preponderante para que eu encerrasse por tempo indeterminado a minha coleção. No começo, com o Real recém lançado e mais forte que o poderoso dólar, as réplicas custavam entre R$ 50 e R$ 100, dependendo do modelo e fabricante. Hoje em dia, ultrapassam fácil os R$ 250. Muita grana pra quem tem um Chevrolet Opala 1977 em escala “1:1”. Os HotWheels ajudam a combater a “crise de abstinência”, mas ainda babo quando frequento sites como o Die Cast Muscle Cars. Vocês colecionam alguma coisa?

17 comentários Adicione o seu

  1. Rodrigo disse:

    Grande Daniel, feliz ano novo ! Eu tenho essa “Ofcina Mecanica” que vc falou rs… Vou até achar ela na minha pilha em casa hoje rs… Abraço

    1. Poorrra!!! Quem é vivo, uma hora comenta! haha.
      E ae Rodrigo, como você tá? E a pacata?
      Se tiver como, escaneia essa OM!
      Grande abraço!

  2. Marcos disse:

    Muito legal a história cara, acho que a “dificuldade” ajuda a enraizar essas paixões que temos, tenho algumas minis também 1:18 mas comecei com as 1:24, sempre babei em uma ferrari F40 da Burago, na época eu tinha uns 11 anos e nenhuma condição de comprar, tanto que não tive a tal hehe, mais pra frente eu comprei uma 1:24 do Bugati Atlantic e assim foi até eu chegar nos muscle cars hehehe e se a gurizada de hoje quiser muita informação sobre os muscles, é só entrar aqui haha, abraço.

    1. Valeu pela parte final Marcos! rs
      Eu lembro ter um catálogo da Burago.
      Meu irmão tinha um Viper 92 e um Eldorado 59 dessa marca.
      Abraço!

  3. José Arnaldo disse:

    Daniel, tudo bem? Meu nome é José Arnaldo, sou colecionador de miniaturas, entre outros de Muslce Cars. Participo inclusive de um grupo de colecionadores que adoram não só colecionar como modificar seus carros. Acompanhe aqui alguns links:

    http://minimotor.zip.net/
    http://www.facebook.com/minimotorminiaturas
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3356674935406747070
    https://picasaweb.google.com/103607982745333066561/OsOutrosFazemEEuCurto

    Miniaturas de carro renderiam bons posts por aqui, ainda mais com a experiência relatada nesse post!

    Abraço e parabéns pelo blog!!

    1. Obrigado José,

      Vou dar uma conferida.

      Abraço!

  4. Mateus Luiz disse:

    Eu infelizmente só tenho mesmo os hot wheels, tenho uns 200, mas 150 em estado PT de quando eu era criança ”/, colecionável mesmo tenho um Corvette C1 1957 e uma Mercedes SL-500 1989 em escala 1/18.
    Abraços!!

  5. Mateus Luiz disse:

    Mas infelizmente eu não consigo achar nem um Mopar brasileiro

    1. Mateus,

      Jpa vi em barracas, nos encontros de antigos aqui, pessoas que modificam os Darts americanos e os transformam em Chargers nacionais.

      Abraço!

  6. Jander disse:

    Carros nessa escala so tenho da maisto um dodge challenger 1970 e um chevrolet nova de arrancada,um site muito bacana que tem anuncios de varios fabricantes de miniaturas inclusive da american muscle eo http://passiondiecast.com/ la tem tambem anuncios de livros relacionados com carros acessorios para dioramas vale a pena dar uma olhada,um abraço.

    1. Obrigado pela dica, Jander!

  7. Paullo disse:

    Muito legais essas miniaturas tenho algumas da hot wheels, inclusive um Mustang fastback verde com chamas que pela parte de baixo consta o ano de 1968 e é em ferro um pouco ´´oxidado´´ mas dizem que vale alguma coisa. Eu particularmente nao sei se vale mas na duvida nao vendo ele…rsr…abraço

  8. Bebei….vou pedir alguns desses no meu aniversário…ahuhsuahusha

  9. Luciano disse:

    Grande Daniel, sabia que tínhamos algo em comum, pelo menos em parte, hehe…
    Explico: eu também tenho um antigo na garagem mas com nada de cromados. Trata-se de um autêntico Volkswagen SP2, 1975, amarelo imperial. Fora este 1;1, tenho uma coleção enorme de kits para montar na escala 1:24. Curto muito os muscles mas minha praia são os Show Rods de grandes nomes como George Barris, Ed Roth e Carl Casper.
    Quando puder dá uma passadinha no meu blog: http://vwsp2classico.blogspot.com
    Um abraço.

  10. Ronaldo Pereira disse:

    Caro Daniel, sempre gostei dos antigos, inclusive da chevrolet, depois que conheci o seu blog fiquei mais apaixonado pelos muscle cars. Há 3 anos venho colecionando os modelos da hotwheels porque são mais baratos de se comprar, creio que agora devo ter uns 190 modelos só de antigos. Os meus favoritos são os cheveles, mustangs e dodges. Todos os meus modelos variam da década de 60 até a década de 80. Sempre consulto o catálogo na internet para procurar depois nas lojas. Um abraço.

    1. Obrigado pela visita Ronaldo!

      Opetei pelos Hotwheels pelos mesmos motivos.
      Coleciono 98% Muscle Cars e outros 2% de carros que acho interessante.

      Abs!

  11. Paula disse:

    Olá, gostaria de falar da loja de miniaturas Minimundi, da qual faço parte da administração. A Minimundi conta com uma grande variedade de modelos e marcas em miniaturas carros. Venha conferir nossos produtos.

Deixe uma resposta

