Propagandas da Chevrolet em 1969

on

Como você deve saber, a Chevrolet comemora 100 anos em 2011. Aparentemente, a empresa está se reestruturando depois da ameaça de falência que assombrou a mais tradicional montadora americana. Mas em 1969, a realidade era bem diferente. Se alguém projetasse que a GM poderia vir a  falência, venderia suas subsidiárias no exterior e desativaria  suas divisões, seria taxado de, no mínimo, maluco.

Não por acaso, naquele ano, a Chevrolet comercializou 2.092.947 de unidades. Somando todas as suas divisões (Buick, Pontiac, Oldsmobile e Cadillac), o grupo GM produziu, precisamente, 4.486.928 veículos. Todo o esplendor da marca e, de a indústria americana como um todo, está presente em suas peças publicitárias da época. Nas imagens deste post os Chevrolet Nova, Chevelle, Camaro e Corvette são alguns exemplos de como era bem mais fácil a vida dos publicitários com produtos tão fascinantes como estes.

13 comentários Adicione o seu

  1. Realmente,quem poderia imaginar há mais de 40 anos atrás que o GM passaria por esse susto que foi a tal crise???E ela não foi a única no setor automotivo: a Dodge e a Ford também também tiveram que apertar o cinto segundo muitos noticiários e especulações…quando eu via essas coisas no noticiário eu ficava preocupado(mesmo não sendo um funcionário dessas empresas…rsrs)pois já não bastasse a crise do petróleo p/arruinar de vez com o glamour da indústria automotiva americana,ainda veio essa crise que,tenho lá muitas dúvidas,não acredito em tudo o que se diz na TV,mas enfim,aí já é outro assunto…rsrs

    1. Juan,

      Não só as crise, mas a má administração e, quiça, soberba, ajudaram a coloca-las nessa situação.
      Como amante de carros, é ruim ver as tradicionais más das pernas.
      Mas o tio Sam sempre dá um jeito. rs

      Abraço!

  2. Mario Buzian disse:

    Não foi à toa que eu vim pra esse mundo justamente nesse ano…E também o fato de que o modelo que sempre mais me fascinou foi justamente o Pontiac GTO The Judge 1969…Um dia ainda terei um, nem que seja clone…
    Fascinante essa viagem no tempo da publicidade livre e criativa com fantásticos produtos…
    Valeu mesmo, Danny !!

  3. Paullo disse:

    A GM ainda teve a sorte de nao precisar vender boa parte (ou maioria) de suas açoes a outras montadoras tal como aconteceu com a Chrysler que infelizmente teve que se apegar a FIAT para nao pedir concordata.Nao tenho nada contra a FIAT, porem acho que esta havendo uma certa falta de respeito com alguns modelos da Chrysler como batizar um novo modelo que tera motores 1.4 T-jet entre suas opçoes com o nome Dart…É incerto o futuro dessa parceria ja que a FIAT salvou a Chrysler da falencia mais nao esta havendo retorno.Os modelos que dao lucro nao tiveram nenhum toque da montadora italiana como a Dodge Ram que é quem da lucro as duas…Sem contar a grande burrada que a Chrysler fez assim que foi assumida pela FIAT em estragar todo glamour e imponencia que o antigo 300c tinha fazendo aquela nova geraçao asiatica, e dizendo alguns tirar o dodge viper de linha pois ele era uma das grandes pedras no sapato da Ferrari na america, mesmo que uma nova geraçao ja esteja a caminho…Abraços

  4. Pois é Daniel,ainda bem que o Tio Sam sempre dá um jeito!!!rsrs…

  5. Tento não levar pra o lado pessoal,mas sabe,aquele modelo cópia descarada de SUV da FIAT(carroceria total da Dodge Journey)putz,fico fulo qdo um mané puxa saco da Fiat vem e diz pra min:”Tá vendo,eles tb sabem, fazer carrões…” bando de imbecis…nem imaginam…
    Outra que eu não engulo de jeito nenhum é a tal da Hyunday:tão soberba,fivca se auto elevando nas propagandas…e agora fazendo uns carro que nem tem cara de asiático…pensei que as miudezas xoxas asiáticas estavam a mil pra eles…ah,tão fazendo carro grande agora???Vai entender…rsrs

  6. Paullo disse:

    Juan Carlos tem toda razao…Eu nao acredito que ainda existam pessoas que tem os carros da FIAT como um grande sonho de consumo (gosto é gosto) e os colocam no pedestal do olimpo automotivo.Preferiria ver 1000 vezes a Chrysler nas maos da Volkswagen do que nas maos da montadora italiana…A FIAT esta claramente desrespeitando a Chrysler pra entrar no mrcado americano enquanto a VW esta e entrando e conseguindo exito com as ´´proprias pernas´´…Ja a Hyundai???…Sem comentarios para a montadora que faz o MELHOR SEDÃ MEDIO JA COSTRUIDO…NO MUUUNDO…rsrss…abraço

    1. Eu nem levo mais a sério a Hyundai, Kia e toda a indústria automobilística nacional. Nós ajudamos a criar um monstro, pagando o dobro em carros mal acabados, ultrapassados em relação a europa e achando que Honda Civics / Toyota Corollas são “carrões”. Nós vivemos em universo paralelo em relação ao resto do mundo. O brasileiro médio quando o assunto é carro é que nem uma hiena, mas ao invés de comer, dirige e ainda acha legal.

      Abs.

      1. Agradeço ao Daniel por deixar essa liberdade de postar/desabafar que ele nos proporciona aqui,e agradeço também ao Paullo por concordar e apoiar a minha ideia!
        Caras,eu juro:já tentei de tudo pra não me sentir pessoalmente ofendido quanto ao assunto,mas essas montadoras asiáticas pra min são um pé no saco!!!Lembro-me de uma propaganda televisionada da Hyunday onde eles se diziam ser preferência primária dos britânicos!!!Meo,sá um tempo manow,onde é que europeu vai deixar de lado os tradicionais esportivos luxuosos por peniquinhos com motor de liquidificador???É por isso que esses fabricantes fazem muito sucesso aqui no Brasil,por que o povo acredita mermo em tudo o que se diz na TV…aí tem sempre os besta na rua dizendo:”cara,a hyunday tá arrasando…e blá,blá,blá!!!”Acho todos esses fabricantes muito convencidos e prepotentes,e dizer que os americanos eram cheios de pompa???

  7. Paullo disse:

    Lembro de comerciais da ´´MONTADORA MAIS ADMIRADA DO BRASIL´´ falando que o Tucson dela foi eleito o melhor SUV do mundo…sera??? Sera que ele desbancou mesmo, VW Touareg, Porsche Cayenne, Escalade, Range Rover??? Mais preferida na Inglaterra? Superando as tradicionais Jaguar, Bentley entre outras??
    Sao essas montadoras que transformam nosso mundo automobilistico em piada, sou um grande admirador da VW mas ela tambem pisa muito na bola com nos brasileiros, mas pelo menos temos os saudosos motores AP rodando ate hj por nossas ruas enquanto alguns da FIAT e Hyundai daqui 10 anos nao estaram ai pra contar a historia…
    PS: a antiga historia que Toyota é ´´inquebravel´´ tambem ja foi por agua a baixo…

  8. Paullo disse:

    E outra…Muita gente comprou o surpreendente carro de 3 portas Veloster pra mostrar pro vizinho e ja ta pagando mico.Ate a VW resolveu provocar a Hyundai com seu modelo mais antigo e nostalgico…No anuncio da Kombi colocam ela como um surpreendente veiculo de 3 portas e em seguida ´´NAO É VOCE QUE ACHAVA GENIAL A IDEIA DE UM CARRO COM TRES PORTAS ??´´…rsrss…abraço

    1. Pois é…tosca essa do veloster,,kkkk_ele mal foi lançado e os besta compra pra fazer raiva aos vizinho…vdd
      E ele não é o primeiro carro a ter 3 portas…(dá-me paciência Senhor…rss)a velha Kombi sempre teve 3 portas….kkkk
      Daqui a pouco,do jeito que esses babacas gostam de apelar,lançam um pinico com tração traseira e dizem que foram os primeiros a lançar um carro assim…Tio Sam,venha nos salvar!!!!kkkkkkkkkkkkkkk

  9. julio cesar zani disse:

    Sem falar naquela propaganda da Hyundai que fala que o azzera tem mais espaço interno que uma BMW série 7 do Chris Bangle, meu aquela BM é um onibus!!! eu tinha um modelo 1/18 dela e era enorme, qdo uma bosta dum azzera vai ser maior que uma série 7, nuuuuuncaaa nem por dentro e muito menos por fora. Firminha mentirosa, se fizesse aquelas propagandas nojentas e arrogantes pelo menos enaltecendo o produto deles mas não, ficam dando nomes para os bois e colocando os outros por baixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s