American Road Warriors – Classic Muscle Cars

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Horas em diversão e treino de inglês.

Uma das mais respeitadas revistas norte americanas sobre carros – a Car And Driver – compilou os testes de época e decidiu re-publicar, em forma de livro, os principais Muscle Cars que passaram por suas páginas. Além de fotos, antigas e modernas, há ainda as propagandas originais e análise atual do que foi o fenômeno.  O resultado foi o ótimo Car and Driver’s American Road Warriors – Classic Muscle Cars.

2+2: Comparativo de sobrenomes.

O ponto alto do livro é o comparativo feito entre um Pontiac Catalina 2 + 2 1965 e uma Ferrari 330 GT 2 + 2 também 1965. O teste era a segunda parte do duelo promovido pela revista que,  um ano antes, havia feito o comparativo entre a Ferrari GTO e o Pontiac de mesmo sobrenome.

Catalina 2+2 e GTO, em 1965, tinham nomes e performance de super esportivo italiano.

O que mais me chamou a atenção foram os assombrosos números do Catalina. Equipado com o V8 de 421 Polegadas Cúbicas (6.8 Litros) o enorme Pontiac com seus 5.4 metros e 1.9T foi capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em incríveis 3.9 segundos em sua melhor passagem! A Ferrari, com seus 4.8m, 1.5T e motor V12 4.0 em alumínio ficou nos 4.7s. Nos 400m, quintal dos Muscle Cars, a surra continua com 13.8 segundos do Catalina ante 14.6 da Ferrari.

Catalina 65' e seus 5 metros e 48 centímetros de pura performance.

Aí você pode pensar, como eu mesmo me indaguei. “Ah, em linha reta todos sabem que os Muscle Cars são rápidos, mas em um circuito são presas fáceis”. De fato, esses carros não são conhecidos por contornar curvas em alta velocidade, nem foram construídos para esse propósito.  Mas ao que parece, esse Pontiac estava possuído! Reproduzo a seguir um trecho do livro. “…novos testes com tempos começaram. Walt (o piloto de testes)saiu com o Pontiac para um série de quatro voltas (O teste aconteceu no circuito de Bridgehampton) – a mais rápida fora respeitáveis 2:01.33. Ele então, pegou a Ferrari para a mesma série de quatro voltas – desta vez, com um melhor tempo de 2:00.85. A Ferrari foi menos de meio segundo mais rápida que o Pontiac!”

Ferrari 330GT 1965: Performance de Pontiac a preço de quase três Cadillacs.

Vale lembrar que a Ferrari estava equipada com pneus Radiais enquanto o Pontiac com os antiquados pneus Diagonais com pomposas faixas brancas. Será que a diferença seria essa se o Pontiac estivesse calçado com tênis de corrida ao invés de mocassins? Creio que não. O preço dos dois carros resume bem o que foi a era dos Muscle Cars. A Ferrari custava, em 1965, astrônomicos 14 mil dólares, 10 mil a mais que o Catalina. Para se ter uma ideia, nessa época, um Cadillac de luxo custava em torno de 5 mil! Ou seja, no começo da era Muscle Car era possível ter performance de Ferrari a 1/3 do preço.

Um Polyglass da Goodyear ou um Wide Oval da Firestone poderiam ter feito diferença, mas ainda não eram itens opcionais nessa época.

Enfim, essa é apenas uma passagem de 8 páginas num livro de 140, vale cada centavo investido se você é fã. Outra grata surpresa é a capa móvel que, em sua parte de trás, se transforma num belo poster de um Pontiac GTO 1969 “The Judge”, que aqui em casa dará origem a um belo quadro.

14 comentários Adicione o seu

  1. Nik disse:

    Esta foto do Catalina é um absurdo! Um absurdo! Que automóvel, que linhas, que estilo!

    1. Realmente Nik, como diz a legenda, “Músculos sem parecer um Tanque”. rs
      Abraço!

  2. Mateus Luiz disse:

    Concordo Nik, realmente lindo esse carro, e alem disso, com performance de Ferrari. Imagina se o catalina tivesse o corpo da Ferrari então, se já com esse tamanho foi mais rápido no 0 a 100 km/h.
    Você comprou o livro Daniel? Ele é em inglês? também quero um
    Abraços Daniel, e pro Jerê também

    1. Olá Mateus,

      Não, o livro é do meu irmão mais velho e é todo em inglês. Um motivo pra se aprender a língua saxônica. Obrigado, agradecemos!

  3. Jander disse:

    Esse modelo Pontiac Catalina e muito bacana lindo carro,mas esse modelo eu não conhecia parabens bela postagem Daniel.

    1. Lindo mesmo, tamanho de Impala e performace de Corvette…rs

  4. Gian disse:

    Caro Daniel, além do visual maravilhoso desta barca, algo me deixou sem folego: a aceleração dele de 0 a 100 km/h em 3.9 s, é melhor do que alguns esportivos atuais ! E o detalhe que voce frisou,ele dispunha apenas de pneus diagonais!

    Abs

    1. Pois é Gian, torque de caminhão de mineradora!

      1. Gian disse:

        Mais uma coisa, olhando os ” opcionais ” notei que as lonas de freio estão montadas como se fossem pastilhas ! Servem para resfriar as mesmas ? Ou de alguma forma melhora o atrito ?

        Abs

      2. Não sei dizer Gian, lá apenas diz freios a disco na frente e tambor atrás.
        Abs.

  5. Mateus Luiz disse:

    Realmente gian, hoje em dia existem muitos Porsche 911 com 0 a 100 km/h em 5 segundos, isso com seu peso bem menor que o do Catalina (provavelmente, compare os tamanhos) e com pneus de alta performance. Mas Daniel, hoje assisti planeta dos macacos, e percebi o carro do dono de Cesar (o macaco), percebi o emblema da Jeep, mas você conseguiria identificar ele? Abraços !

    1. Mateus,

      Você, como eu, presta atenção nos carros. Ali é um Jeep Wagoneer!
      Sempre que tiver dúvidas, você pode consultar o site onde eu tiro as minhas, o excelente:
      http://www.imcdb.org/

      Abs!

  6. Mateus Luiz disse:

    Que site legal, sempre que reparar assim nos carros, e não reconhece-los, vou visita-lo !

  7. Esse Catalina 2+2 divulgava 376cv, mas na verdade tinha uns 550cv fazia parte daquele sub-segmento “barcas voadoras” junto com os mopar Hemi Max-Wedge, Impala ZL-11 e até um Galaxie 66 427 Cammer com 657cv, mas esse último não passou de conceito porque já em primeira não tinha como manter reto o bixinho com todos aqueles feixes de molas, pneus diagonais, e um enorme e fino volante…essas maluquices fazem falta hoje em dia….

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