Os Incríveis Chevys Baldwin-Motion

Chevrolet Camaro 1970 Baldwin-Motion Phase III: 7.4 litros e 500 hp.

Pros fãs de incondicionais de Muscle Cars, nomes como Shelby, Don Yenko e Mr. Norm são sinônimos incontestáveis de excelência em performance. Mas há uma quarta força, talvez não tão conhecida, que merece uma atenção especial, a Baldwin-Motion de Long Island, Nova York.

Concessionária Baldwin, 1969.

A parceria, que durou de 1967 a 1974, entre a tradicional concessionária Chevrolet Baldwin e empresa de produtos de performance Motion resultou no aparecimento de carros tão incríveis quanto um Ford Mustang Shelby ou um Dodge Dart GSS. Exemplos? A concessionária oferecia Chevy Novas, Camaros, Byscanes, Corvettes e Chevelles com motores Big Block de 427 cilindradas cúbicas (7.0L) e 450 hp. Não satisfeito? Você poderia pedir o pacote Phase III, que além do 427, tinha como opção o 454 (7.4L)  com mais de 500 hp.

A revista Cars usou apenas um adjetivo para descrever esse Camaro 1969: Ultrajante.

A confiança em seus projetos era tanta que Joel Rosen, co-fundador, colocava uma inscrição nos carros que garantia a performance no 1/4 de milha ou o dinheiro de volta. “Acreditamos tanto em nossos Supercars Phase III que garantimos eles vão virar pelo menos 193 km/h em 11,50 segundo ou melhor com um piloto M/P – em uma pista sancionada pela  AHRA ou NHRA. Os Supercars Phase III são completamente legais para uso comum, máquinas confiáveis ​​que executarão estes tempos fora das ruas”, afirmava Rosen. E não houve uma devolução sequer.

O Nova 1969 acima também seguia o lema do 1/4 de milha em 11 segundos a 193 km/h ou seu dinheiro de volta. Não houve uma única devolução.

De 1967 a 1974, centenas de Baldwin-Motion e carros ultra-especiais da marca de alto desempenho foram construídos para entregas nos EUA e exportação. Registros revelam que os carros foram enviados para clientes na Suíça, Alemanha, Noruega, República Dominicana, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Irã, Kuwait, Líbano e Arábia Saudita, além de entregas no Havaí, Canadá e México. Bem que o Silivo Santos, notório fã de carrões yankees poderia ter trazido um.

Uma das 10 unidades do Corvette GT.

O mais valioso Baldwin-Motion são os especiais Phase III Camaros e Corvettes GT 1969. Um total de cerca de dez Corvettes GT (além do protótipo mostrado no 1969 New York Auto Show) foram construídos entre 1969 e 1971. Alguns raros veículos Baldwin-Motion foram construídos sob medida para acomodar os gigantescos V8 Big Block de 482 centímetros cúbicos (7.8 L !!!), com potência de mais de 500 hp. Um pequeno número de Camaros  Z/30 de Small Block foram construídos para os entusiastas de carros esportivos. Ao contrário de algumas concessionárias Chevrolet na época, como a Yenko, a Baldwin-Motion nunca colocou seus emblemas em um Camaro ou Chevelle COPO 427.

Capa do Catálogo: Diversão garantida pros compradores.

A festa acabou em 1974, culminando com a famigerada crise do petróleo do ano anterior e as sanções EPA (Enviromental Protection Agency) direcionadas a Motion, por produzir Chevy Vegas com motores V8. Se continuasse os produzindo, a Motion teria que pagar US$ 50.000 por unidade construída. Isso mudou a natureza dos negócios, fazendo com que a empresa produzisse carros apensa sob encomenda e para uso nas pistas ou exportação. Para mais fotos dessas incríveis máquinas, acesse o álbum na nossa Página no Facebook.

18 comentários Adicione o seu

  1. Gian disse:

    Incrível ! 193 km/h em 11 segundos, para alguns carros atuais isto é realmente “ultrajante” ! rsrsrs
    Gostei dos grafismos típicos dos anos 60, só não consigo escolher o modelo mais legal ! E aí Daniel, meu caro, qual tu escolheria ?

    Abs

    1. Cara, pra passar desapercebido, escolheria o Byscane, o “Impala de Pobre”. rs. Gosto das duas lanternas discretas na traseira, portas com moldura e o visual simplório deles. Já pensou? Todo pé de boi e com um 427 dentro do capô?

      Mas esses camaros 1970, principalmente sem o parachoque interiço na frente, me enchem os olhos.

      Abs.

  2. Mateus Luiz disse:

    Daniel Sanchez, eu add seu blog como parceiro do mel se não se importar, caso não goste é so me dizer que eu tiro, e sabendo como você gosta de muscles, fiz uma miniatura de papel de um, vai ai o link:

    http://mateusdesigns.blogspot.com/2011/07/plymouth-gtx-1971.html

    E Gian, sei que a pergunta é pro Daniel, mas não resisti responder, ficaria com a Chevy Nova

    1. Imagina Mateus, sem problema.
      Obrigado pela divulgação.

  3. Mateus Luiz disse:

    ficou legal o Plymouth GTX 1971?

    1. Ficou sim. Você pode tentar usar outros materiais, tipo papelão, para dar uma aparência de mais solidez. Não sei se você conhece, tem esse site aqui pra voce tirar outras ideias de carros: http://www.the-blueprints.com/blueprints/cars/

      Abraço!

  4. Samuel disse:

    Esses Chevys são demais.

  5. Mateus Luiz disse:

    vlw Daniel pelo link, quem sabe se tiver tempo eu faço seu Opala, mas infelizmente, só vou poder mandar fotos, dependendo de sua cidade. Se puder me informar quem sabe é perto da minha cidade onde moro, qualquer coisa me mande um e-mail: mateusluizandrade@hotmail.com

  6. Mateus Luiz disse:

    olha, fuçando no link dos blueprints olha o que achei:

    http://www.the-blueprints.com/blueprints/cars/chevrolet/37005/view/baldwin_motion_chevelle/

    um chevelle baldwin motin hehe

  7. Gian disse:

    Bom, eu fiz a pergunta e agora respondo, eu escolheria o Camaro da 1º fotografia ! A cor é legal, os escapes são legais, as rodas Cragar são muito legais também…. hehehe
    Ah, mas achei interessante a tua escolha Daniel, e claro, a do nosso amigo Mateus ! Mas imaginei também como deve ser incrível o Chevy Vega com este ” pequeno ” motor !

    Abs !

  8. Mateus Luiz disse:

    deve ser foda, imagina um Chevy Vega com com as rodas Cragar e pneus de 355mm na traseira??

  9. Mateus Luiz disse:

    Olha ai, fuçando no parachoques cromados achei o Vega Baldwin-Motion, o carro é perfeito:

    https://parachoquescromados.wordpress.com/2010/03/04/vega-baldwin-motion-1971/

  10. jander disse:

    Fala Daniel,eu tava vendo as postagens sobre filmes com carros ai lembrei de um filme de 1986 chamado the wraith “A APARIÇÃO” com o ator Charlie sheen vale a pena dar uma conferida.

    1. Olá Jander,

      Obrigado pela visita. Esse filme assisti muito quando era pequeno. Achava o carro super futurista, hoje em dia chega a ser meio brega. rs Pesquisei há um tempo sobre e descobri que era um carro conceito da Chrysler. Em algumas tomadas é possível ver o pentágono da montadora. O que é inusitado, já que na história, o carro vem do espaço! rs

      Grande abraço.

  11. Lailet disse:

    Ualá! Muito lindo! Os anos 70 eram D+! Queria ter vivido !

    De uma passada no meu blog e comente também, vamos nos seguindo
    http://lailet.wordpress.com/

    1. Olá Lailet,

      Obrigado pela vista. Vou dar uma olhada sim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s