O Indomável Dodge Dart GSS 1968

Já imaginou se nos anos 70, concessionárias aqui no Brasil oferecessem o que o consumidor pedisse em termos de performance? Por exemplo, comprar um Corcel com o V8 302 que só equipavam o Galaxie e o Maverick. Que tal “acomodar” o 318 V8 dos Darts nacionais no Dodginho Polara? Ou ainda, numa concessionária Chevrolet poder adquirir os famosos “Chepalas” (Chevettes com motor de Opala), mas com a garantia de fábrica?

A lógica desse meu devaneio histórico foi a realidade da concessionária Chrysler mais ousada que já existiu, a Grand Spaulding de Chicago, liderada por Mr. Norm. A idéia foi bem simples, colocar o maior motor no menor e mais leve carro oferecido pela Chrysler americana em  1968. Isso significou adaptar o gigantesco V8 de 440 polegadas cúbicas (7.2L) e 375 hp no compacto – para realidade estadunidense da época – Dodge Dart.

Com o sinal verde da montadora, Mr. Norm construiu 48 unidades do modelo, número suficiente para homologar sua participação nas provas de arrancada. Visualmente, você não desconfia de que está diante de um carro de 12 segundos no quarto de milha, em que pese as faixas idênticas ao da versão GTS. Se você for procurar nos emblemas, também será ludibriado. Os distintivos mostram o “383” de um motor “menor” que equipava a versão GTS. Um “S” em vermelho substitui o “T”, dando o a origem da sigla GSS (Grand Sapulding Sport).

"Vai achando que é 383".

Ao conhecer mais sobre os detalhes mecãnicos do Dodge Dart GSS, você percebe que se trata de um lobo em pele de cordeiro ou melhor, um monstro das pistas de arrancada mascarado como carro de família. A começar pela adaptação do 440 em seu cofre, que fez com que os coletores interferissem no esterçamento das rodas. Sendo assim, se você era um dos 48 orgulhosos donos da máquina, precisaria pensar que caminho iria fazer pra chegar ao seu destino porque, contornar curvas fechadas, era impossível.

Os enormes coletores se espremem para chegar ao assoalho.

Difícil também é pará-lo, pois não há freios à disco nessa versão, nem nas rodas dianteiras. Outra facilidade, já abundante naquela época nos Estados Unidos e ausente nessa versão, é a direção hidráulica. Ou seja, ele não vira e, quando vira, você terá a impressão de estar abrindo uma escotilha de um submarino náufrago. Se precisar frear, será necessária a mesma distância de um trem de carga para chegar a imobilidade. Mas você se importaria com detalhes tão pequenos? Eu não.

Todo conforto e "segurança" da década mais selvagem do século XX.

Comercializado na época por pouco mais de US$ 3 mil, hoje é avaliado em US$ 200 mil, pois, das 48 unidades produzidas, só se tem notícia de 12 sobreviventes. Pros fãs da montadora da antiga estrela de cinco pontas sempre foi e será assim, aos extremos. É “Mopar or No Car”.

18 comentários Adicione o seu

  1. @LucasRooster disse:

    Nossa só U$3 mil num carro desses?
    Bem que diziam que antigamente tudo era mais barato!

    1. Olá Lucas,

      Os 3 mil dólares de 1968 não são os mesmos de hoje. Você tem que jogar aí 43 anos de inflação em cima desse valor. Para você ter uma idéia, um Cadillac nessa época custava uns 4 mil dólares, então esse Dart não era exatamente “barato”.

      Abs e Obrigado pela visita.

    2. vagner disse:

      pode ate ser mais barato mas vc tem que parar e lembrar q o custo de vida antes mesmo nos EUA era bem maior

  2. Gian disse:

    Depois de ler o texto, a primeira pergunta mental que fiz foi: Onde estariam os outros motores dos carros destruidos e ou perdidos em algum celeiro ? Ou talvez existe um exemplar completo “adormecido ” em uma garagem ? Nos deveríamos ter nascido naquela época !

    Abs, Daniel !

    1. Gian,

      Eu também fico imaginando o que foi feito com os outros 36 carros. Especulo que a maioria tenha se transformado em carros estritamente de arrancada e tido um fim trágico. Há ainda queles casos de carros que são descaracterizados e, como você citou, algum adormecido em um celeiro. Eu tenho certeza que nasci na época errada, pelo menos no que diz respeito a carros…rs

      Abs!

  3. sentinelamopar disse:

    taí o meu novo carro preferido hahahahaha, fico imaginando no calor do momento, pisar fundo naquele v8, e pensar, “god dammit! e agora? será que vou para em um poste? ahh, não importa, pelo menos deixei aquele mustang para trás…” hehehe.

    1. Mustang? Com 12 segundos no 1/4 de milha, você deixa até uma Ferrari Modena pra trás…rs

      Abs Sentinela!

  4. Ariel genehr disse:

    Daniel, baita blog, parabéns! O ruim é que depois de te ficado olhando o teu blog a minha vontade de te um v8 so aumentou!
    Abraço!

    1. Obrigado Ariel,

      O blog tem sido uma ótima influência então! Quando você realizar seu sonho, nos avise.

      Abraço.

      1. Ariel Genehr disse:

        ééé na verdade o blog é uma má influência!
        sou um cara novo e sem grana loco por moto e por v8, ai eu fico naquelas ou é um ou é o outro!
        abração!

      2. Não desista…
        Contra tudo e todos comprei meu Opala.
        O que não faltará é gente querendo te desencorajar…rs

        Abs.

  5. Mateus Luiz disse:

    é a primeira vez que acesso esse site, encontrei em uma pesquisa sobre carros antigos e adorei !! pois sou muito fã de V8 antigos (e qualquer outro motor com mais de 20 anos) e isso so me aumenta a vontade de ter uma coleção repleta de old-muscles cars.Não posso nem dirigir ainda, mas me imagino em dart desses (tenho 12 anos) e Daniel queria saber se vc tem uma foto do seu opala para me mostrar, q sou louco por chevys.

  6. Mateus Luiz disse:

    Eu esqueci de dizer que gosto de desenhar carros. Ai vai uns links do orkut de desenhos:
    Opala ss
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=15720820420122510041&pid=1307908886076&aid=1307883360
    Camaro
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=15720820420122510041&pid=1308012358272&aid=1307883360$pid=1308012358272
    Alfa Romeo Montreal
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=15720820420122510041&pid=1308012410124&aid=1307883360$pid=1308012410124
    Corvette C1
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=15720820420122510041&pid=1308012410124&aid=1307883360$pid=1308012460421

    se me mandar uma foto do seu Opala, posso desenha-lo para você. E-mail: mateusluizandrade@hotmail.com
    obs: não faço apenas desenhos pretos e brancos, faço tambem coloridos e no paint
    meu blog: mateusdesigns.blogspot.com

    1. Obrigado Mateus,

      Eu não tenho Orkut, se puder colocar as fotos em uma outra plataforma, fico agradecido. Aqui no blog mesmo tem fotos do meu Opala, procure por “Jeremias” .

      Abraço!

  7. Mateus Luiz disse:

    dando uma fuçada aqui eu achei o Jeremias, e você tem e-mail ou algo assim? vou postar no meu blog mesmo o seu desenho e o do outro Opala

  8. Mateus Luiz disse:

    meu blog fazer parceria com seu blog ?

  9. Mateus Luiz disse:

    Desculpe a demora pelo desenho, mas ai esta, olhe no seu e-mail, demorei um pouquinho porque eu tenho 12 anos e tenho varias obrigações que tenho que fazer, como escola, arrumar meu quaro, etc. Espero que goste, não ficou tão bom mas eu consegui, em breve estarei colocando em meu blog o desenho do Jeremias, mas claro, só se o Daniel Sanchez permitir.

Deixe uma resposta

