Lotus Omega: Absoluto

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Ele foi nosso último grande sedã de tração traseira e teve a árdua tarefa de substituir o querido e quase que imortal, Chevrolet Opala. Embora cheio de qualidades, o Omega não igualou o sucesso do seu predecessor, mesmo porque o mercado nacional já havia mudado bastante 1992, ano de seu lançamento por aqui. Mas o que talvez poucos saibam é que o Omega, mesmo com seu aspecto sisudo e discreto, ganhou uma versão pra lá de quente na Europa.

Com o objetivo de competir com as BMW’s e Mercedes esportivas, a Vauxhall, subsidiária britânica da Opel, pediu para a lendária fábrica de carros esportivos – Lotus – dar uma apimentada no seu pacato Carlton, nome do Omega na terra da Rainha. Visualmente, o que difere o Lotus Omega do modelo comum são as rodas e o Spoiler, fora isso, você não diria que o carro é capaz de alcançar os 100 km/h em incríveis 5.2 segundos.

Para conseguir tal feito, a Lotus retrabalhou o motor 6 cilindros em linha 3.0, aumentando sua litragem para 3.6. Dois turbocompressores Garrett davam ao motor 377 hp. Para transferir toda essa cavalaria para o eixo traseiro, câmbio emprestado do Chevrolet Corvette  ZR-1, de seis marchas.  Enquanto o acordo de cavalheiros entre BMW e Mercedes-Benz limitavam seus modelos a 250 km/h, o Lotus Omega era capaz de atingir incríveis 285 km/h e, durante sua produção, foi o sedã mais rápido do planeta.

A expectativa, em 1990, ano do seu lançamento, era de produzir 1.100 desses foguetes disfarçados de carro de executivo, mas seu alto preço aliada a uma dessas crises que vem e vão na europa, limitaram sua produção a 950 unidades.  Foram comercializados 320 Carltons na Inglaterra e 630 Omegas para o resto do velho continente, 150 a menos do objetivo inicial. No final de 1992 o Lotus Omega deixou de ser produzido para virar um futuro clássico.

11 comentários Adicione o seu

  1. sentinelamopar disse:

    Sonho de consumo! conseguir um motor destes para por em um omega nacional! que beleza não ficaria hein! hahahahaha, como sou pobre, só tenho uma destas no gran turismo 5 hahahahaha, belo carro, adoro estes tipos sleepers.

    1. Uma pena não ser premium no GT5…
      Abs!

  2. sentinelamopar disse:

    na verdade, todos os carros teriam que ser premium, alguns carros chegam a ser ridiculos e parecem que simplesmente foram passados do ps2 para o ps3 sem nenhum aumento de resolução.
    É um baita jogo, não consigo parar de jogar, apesar de ter terminado, jogo muito online, ou jogava hehehehe, porque a psn está fora do ar a 2 semanas, os muscles mais interessantes, chevelle ss, charger rt, corvette stingray, camaro ss, todos estes são standard, inclusive o lotus do post, mas não deixa de ser um ótimo jogo para os fanáticos pela série…

    1. Com certeza, não parei de jogar desde que comprei. Também tive a mesma impressão, de que deram uma reinderizada meia boca na maioria dos carros da 4a edição e colocaram no 5. Senti falta desses Muscles e do Fusca, que nunca ganhou uma versão decente no jogo. Por curiosidade, em que nível você está, no A e no B-Spec? Outra dúvida, como voce fez nas longa duração de 24h? Abs.

  3. sentinelamopar disse:

    eu estou no a-spec no nivel 32 e no b-spec no nivel 28 eu fiz praticamente todos de resistencia, só faltou os de 24 horas, mas se você tiver o x1, você joga umas 3 horas seguidas, neste meio tempo você ja deve ter dado umas boas voltas nos adversários, então você para o carro em frente da linha de chegada e espera passar o resto das 24 horas, que da tempo certinho, mas no b-spec tem que jogar tudo mesmo, estou me preparando psicológicamente para faze-los ainda hahahahaha, se quiser me adiconar na psn, meu id é : SentinelamoparBR tenho alguns bons carros compartilhados que você pode usar em algum campeonato que tiver parado, e qual os seus niveis?

    1. Então,

      Estou nos níveis 28 e 22 respectivamente. O meu Id na PSN é MrDanielSanchez. Vamos marcar uns rachas geeks assim que a mesma voltar. Valeu pelas dicas!

      Abs.

  4. sentinelamopar disse:

    quando chegar no nivel e 30 e destravar o desafio do vettel, você vai perder os cabelos hahahahahaha, vamos marcar sim, espero que volte ainda esta semana, estou louco para testar meu headset que chegou no mesmo dia em que a psn caiu, muito frustrante hahahahaha.

  5. Gian disse:

    Família pequena hein ?! Deveriam ter fabricado mais destas máquinas, assim algumas unidades poderiam ter vindo para o BR !

    Abraço !

    1. gilson cesar disse:

      com certeza garoto

  6. Rafaél disse:

    Pena que tá complicado pra turbinar, pq senão ia turbinar meu cd 4.1 p tentar chegar perto do 3.6 do carlton, se bem q aqui no Br não tem estradas nem pros 1.0, então meu 4.1 fica original q tá ótimo,… Abraço a todos os amantes do poder absoluto,…

  7. enzo disse:

    ficaria muito top colocar um motor desse num opala ou num chevette

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