Mês do Fusca

em

Reproduzo aqui um press release da VW do Brasil, divulgado há dois anos, sobre o dia do Fusca e a comemoração dos seus 50 anos de produção no Brasil. Junto com a publicação, fotos interessantes (e enormes) sobre o carro mais popular do mundo durante sua estadia em nosso país. Lembrando que dia 23 próximo haverá um grande encontro de fuscas no estacionamento da VW.

19 de janeiro de 2009

Volkswagen comemora 50 anos de produção do Fusca no Brasil

  • Dia Nacional do Fusca é comemorado em 20 de janeiro
  • No dia 3 de janeiro de 1959 saiu o primeiro Fusca nacional da linha de montagem da Anchieta
  • 3,1 milhões de unidades vendidas entre 1959 e 1996

Linha de produção. Anos 70.

A Volkswagen do Brasil está comemorando em janeiro duas datas importantes do carro que marcou a indústria automobilística no País, o lendário Fusca. Amanhã, dia 20, será comemorado o Dia Nacional do Fusca, e o último dia 3, marcou os cinquenta anos da produção do primeiro Fusca brasileiro, na época chamado Sedan.

Modelo 1984.

Como a fábrica de São Bernardo do Campo ainda não havia sido inaugurada, os primeiros Fuscas foram construídos em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). O Fusca já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi trasferida para a fábrica da Anchieta de onde sairam as primeiras unidades do Fusca brasileiro.

Traseira, 1984.

Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas. O modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).

1994. Agora saberei diferenciar os verdadeiros "Itamar" das reproduções.

O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao “besouro”; o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas; e o TL, sucessor do Fusca quatro portas, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”, devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.

1994.

O Dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro, foi instituído pela Volkswagen no final dos anos 80 em homenagem a vários fãs do automóvel, que costumavam se reunir com seus Fuscas para contar histórias sobre o modelo. Em 1996 a Prefeitura Municipal de São Paulo oficializou a data em seu calendário de eventos.

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. Alex Martins disse:

    Parabeins pelo blog vou linkr meu blog ao seu!!!!
    AbraçoO

    1. Opa, Idem Alex!

      Abraço.

  2. Gian disse:

    Belas imagens da linha de montagem, ate fiquei com saudade do meu 1500….Pois atire a primeira pedra quem nunca teve ou dirigiu um Fusca ! rsrsrs

    Abraço

    1. Vou te poupar da pedrada porque ainda hei de ter um…rs

  3. NELSON RODRIGUES DE SOUSA disse:

    PRECISO DE PARACHOQUE DIANTEIRO E TRASEIRO DO FUSCA 1300L, 1978 LAMINA LARGA E REFORÇADO, MARCA BELFEX

  4. Aparecida Matos disse:

    Oi o parachoque do fusca 1978 nao podera ser o largo, pois o largo e ate o 76, apartir do 77 usa a lamina estreita, porem da marca Belfex tipo exportação, no valor de 110 cada. Caso queira colocar a lamina larga ate pode, porem nao e original do 78.
    http://WWW.MATOSAUTOSANTIGOS.COM.BR cida

  5. sandra mara woelke de souza disse:

    tenho um lindão, motor 1500 ano 78, vermelho ferrari, pneu esportivo roda 14, bancos recaro, pedaleiras vermelhas, direção esportiva. lindão 10 anos na familia, e não vai embora tão cedo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s