Oldsmobile Cutlass 442 1985


Apesar dos pesares, é bem melhor do que andar de Prisma...

Só por curiosidade. A prática comercial de usar o nome de uma lenda e colocar num carro qualquer, que pouco lembra o original, não é exatamente nova. Ainda hoje se faz isso e ainda consegue se obter algum sucesso. Um exemplo horrível o novo Dodge Charger. Me desculpem os fãs, mas como o colaborador Guilherme descreveu certa vez em uma conversa: “parece um Dodge Ram sedã”.

 

442, o "Young"mobile.
É preciso mais do que um homônimo para tentar a se igualar a um Olds 442 1968.

De 1985 a 1987, a extinta Oldsmobile, antiga subsidiária da GM, decidiu reviver o Olds 442 usando a carroceria do Oldmobile Supreme. Com uma produção limitada a 3.000 unidades e o prestígio emprestado dos legítimos, o carro vendeu muito bem nas concessionárias. A decepção fica por conta da performance.

Apesar do motor V8 de 305 cilindradas cúbicas (5.0 L) o carro produz míseros 170 hp. Muito pouco para os 5 metros de comprimento por 1.80 de largura da carroceria. O ponto positivo são as rodas esportivas calçadas por pneus Goodyear, mas, esteticamente, é o típico retrato da decadência gradual dos carros americanos nos anos 80, com linhas retas e parachoques exagerados. Ainda assim, melhor do que andar de Prisma, concordam?

2011

Como este é o primeiro post de 2011, desejo a todos os visitantes, que se manifestam ou não, um ótimo ano. Vocês são a razão da existência dos “Parachoques Cromados”.

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. sentinelamopar disse:

    Sniffff, fiquei emocionado agora HAHAHAHA, um ótimo 2011 para todos!

    falando do oldsmobile, ele não lembra oi buick gnx???

    1. É isso mesmo Sentinela, a mesma carroceria era compartilhada entre as subsidiárias, assim como acontecia no final dos anos 60 com Chevelle, GTO, 442 e GS-X.

      Abs!

  2. Charlinho disse:

    Os carros mais bonitos de todos os tempos foram os norte-americanos do período pós segunda guerra até a crise do petróleo,,,aproximadamente 1950-1971/2

    os carros mais feios de todos os tempos são os norte-americanos da crise do petróleo pra hoje,,,carros ianques das décadas de 70 e,principalmente,80, são ultrajantes de feios, horrorosos, bizonhos

    tanto é que pra voltar a fazer carros que não machuquem as vistas, foram beber na fonte dos anos 60 pra baixo, vide Chrysler 300c, Chrysler PT, os novos Mustang, Camaro, Challenger.

    Enquanto escrevo, estou mentalmente na difícil missão de lembrar algum carro ianque pelo menos bonitinho dos anos 80, só lembrei de Corvette, Cadillac Alanté e o Jeep original, mas o Jeep não vale porque é desenho dos anos 40, o resto é assustadoramente FEIO.

    Os ianques se especializaram em SUV e Pick-Up,em autos de passeio estão uma lástima,por isso levam pau feio dos japas e agora até da hyundai.

    1. Disse tudo Charlinho, concordo em número gênero e grau. Os ianques chegaram a ser referência no que se refere a estilo de carro pro resto do mundo. Me vem a mente agora o “nosso” Opala ou melhor dizendo, o Opel Rekord, que claramente bebe na fonte do estilo “Coke Bootle” (Garrafa de Coca Cola) dos americanos.

      Outro exemplo que me ocorre agora é o Skyline 72, cuja a frente é uma cópia descarada do Dodge Challenger, isso pra citar dois exemplos.

      Hoje, o que o ocorre é exatamente o contrário. Os fabricantes americanos tentam ganhar o terreno perdido “interpretando” da maneira deles o que eles julgam ser o melhor da indústria européia e nipônica e, no final, acabam criando carros sem personalidade ou carísma, como o Chevrolet Cruze (Credo) que se não fosse pelo logo da gravata, poderia ser confundido com um Hyundai…

      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s