Alfa Romeo 164 Procar 1988

Desde criança, tenho o costume de reparar nos carros que estão passando na rua. Pra mim,  é um passatempo bizarro tentar encontrar no mar de metal acinzentado carros que me chamem a atenção. A Alfa Romeo 164 quando passa, é um desses carros que fazem meu pescoço torcer um grau a mais para o ver passar.

Não é por ser um primor do design que o 164 chama minha atenção. Tenho a sensação de que no estúdio Pinnifarina esqueceram o transferidor e só sobraram réguas no dia em que foram desenhar o 164. De qualquer forma, não é um carro que passa desapercebido por mim.

No ano do lançamento da Alfa Romeo 164, 1988, a FIA, tinha planos de criar uma categoria de fundo para as provas de F1, a Pro-Car. Ao que parece, uma espécie de Nêmesis da DTM, muito popular no final da década de 80, fato esse que incomodava a entidade maior de automobilismo.

Enquanto a categoria ainda estava em estudos, a Motor Racing Developments, grupo da extinta equipe de F1, Brabham – na época, propriedade da Alfa Romeo – desenvolveu a Alfa Romeo Pro-Car.

O modelo Pro-Car da Alfa Romeo, severamente  alterado estruturalmente,  recebeu entre os eixos traseiros, quase em seu centro, um motor V10 de 3.5L e 625 hp, a mesma unidade força que equipariam os carros da equipe Ligier de F1.

A história desse motor data de 1985, quando a Alfa tinha planos de retornar a F1, mas teve esse projeto barrado assim que a montadora foi adquirida pela FIAT, três anos mais tarde.

Infelizmente, o projeto da nova categoria foi cancelado e apenas uma unidade foi produzida. Tecnicamente a Alfa Romeo 164 Pro-Car era um F1 disfarçado com a “casco”, ainda que fiel, do sedã italiano.

Montado, ele é idêntico ao carro de produção, a não ser pela asa traseira e rodas calçadas por pneus slicks. Com apenas 750 kg, era capaz de atingir os 340 Km/h e cobrir os 402 metros em apenas 9.7 segundos. Números capazes de quebrar o meu pescoço antes que eu pudesse flagrar o retilínio aspirante a clássico.

5 comentários Adicione o seu

  1. O quê??? Não foi fabricado em série esse carro???

    1. Faltou ele nos Gran Turismo…

  2. luiz gustavo disse:

    oque faltou foi um aro cromado

  3. joaopaulo disse:

    Tenho 1 a venda v6 …24 val biturbo Rodera cromada 35 mil se algem enteressa

    1. andre disse:

      eu me enteresso tem fotos? e video…
      e-mail >>>> andrequiquinho@hotmail.com

Deixe um comentário

