Os Max Wedge da Chrysler

 

Dodge Dart 440 1962. Não é um primor de design, mas quem vê cara, não vê cilindradas cúbicas?

Eles não são sexy, nem tinham linhas simétricas ou envolventes. Olhando pra eles, fico com a impressão que a Chrysler saiu da década de 50 meio perdida, sem saber direito que caminho estilístico deveria seguir.

Especulações minhas à parte, os Dodge 330, 440, Dart, Polara, Polara 500 e Plymouths Fury, Savoy, Belvedere e Fury Sport, não foram os carros mais belos da história da Chrysler, mas sem dúvida alguma, foram uns dos mais rápidos.

Plymouth Fury 1962.

Em abril de 1962, Dodge e Plymouth passaram a oferecer para os seus carros leves e de porte médio o pacote Maximum Performance Wedge ou simplesmente  Max Wedge, como foi apelidado em seguida. Tal opção oferecia modificações de chassi, transmissão, chassi e, obviamente, motor, para todos os B-Body entre 1962 e 1964. A Dodge chamava o pacote de “Ram Charger 413/426” enquanto que a Plymouth usava o nome de “Super Stock 413/426”.

Abaixo, a potência para as opções, ano a ano (dados maxwedge.com):

1962 – 413 – 11.0:1 compression ratio: 410 hp
1962 – 413 – 13.5:1 compression ratio: 420 hp
1963 – 426 – 11.0:1 compression ratio: 415 hp
1963 – 426 – 13.5:1 compression ratio: 425 hp
1964 – 426 – 11.0:1 compression ratio: 415 hp
1964 – 426 – 12.5:1 compression ratio: 425 hp

Plymouth Belvedere 1962

 

Plymouth Fury 1963

Com esses números, os carros da Dodge e Plymouth dominaram as provas de arrancada durante o período. Passados quase 50 anos, esses carros continuam participando em categorias Super Stock, um feito memorável. Diferentemente dos Muscle Cars, esses carros eram bem discretos no quesito visual. Nada de faixas, cores berrantes, emblemas ou aerofólios.

Apenas um discreto scoop diferenciava alguns modelos entre 1963 e 1964 do carro que o americano médio usava no dia-a-dia. Mas toda, para alguns feiúra, e discrição era proporcional a sua rapidez. Esses carros conseguiam cumprir o 1/4 de milha em 12 segundos baixos, feito próximo do que um super exótico europeu faz nos dias de hoje.

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. sentinelamopar disse:

    bons tempos…

    1. Espetacular, bela contribuição!

  2. grapiglia disse:

    que tiro!

  3. Os Max Wedge tinham extra-oficialmente mais de 500hp, para enfrentar a corrida das barcas full-size do inicio da década de 60…

    Os modelos Savoy, Dart, Coronet e Dodge 330 com o Max Wedge cobriam os 400m em 12 segundos baixo, ou 11 segundos alto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s