Oldsmobile Delmont 88 "Apprehender" 1968

Aí na sua cidade, qual modelo de viatura a polícia local usa? Descendo a rua de casa, ainda há pouco, um Palio e uma Palio Weekend estavam estacionados em frente ao posto policial. Fico curioso para saber se existe alguma adaptação mecânica antes dos carros serem entregues para as corporações.

Palio Weekend da Polícia: Para combater o crime precisa dispõe de um motor (assim espero) de 1.4 L, 80 hp. Atinge 160 km/h de velocidade final..

Nos Estados Unidos, os carros de serviço recebem ‘upgrades’ bem interessantes como suspensão reforçada e motores mais potentes, além das adaptações para portar armas, rádios etc. Em fevereiro de 1968, a revista Mechanix Illustrated testou um Oldsmobile Delmont 88 feito para a polícia, apelidado de Apprehender.

Oldsmobile Delmont 88 1968 Coupe. À Paisana.

O jornalista, Tom McCahill, não poupou elogios ao carro que, logicamente, serviu posteriormente de propagada para a Olds, como vocês podem ver acima. Aliás, essa é uma prática comum até nos dias de hoje. “A sua superioridade não é sua velocidade ou seus 390 hp, mas sim sua rodagem” elogiou McCahill. Tom chega a comparar a dinâmica nas curvas dessa barca de 5.53 metros com a de “uma Ferrari no circuito de Daytona”. Sei.

Rota(ção) na Rua: Motor V8 de 455 cilindradas cúbicas (7.4 L). 390 hp e 210 km/h.

Exageros à parte, os números, impressionam, se considerarmos as proporções do carro. Para levar suas quase duas (1.9) toneladas aos 100 km/h, o Olds leva apenas 6.1 segundos. Já para cumprir os 402 metros, são necessários 15.2 segundos. A velocidade final fica em torno dos 210 km/h. Nada mal para um veterano aposentado há mais de 4o anos.