Linha do Tempo: Opala SS6

Houve um tempo em que as montadoras brasileiras, apesar de condições muito mais adversas que as atuais, ousavam e ofereciam ao público carros realmente esportivos. No começo da década de 70, quando o país ainda tentava se estabelecer industrial e economicamente, a General Motors, apenas dois anos depois do lançamento do seu primeiro carro de passeio no Brasil – o Opala – já oferecia uma versão esportiva, o SS.

A primeira versão do SS, de 1971, tinha características muito peculiares, por exemplo, foi o único esportivo quatro portas, pois a versão coupe do Opala só viria no ano seguinte. Foi nele que estrearam também os bancos individuais. Embora nos Estados Unidos a sigla SS quer dizer “Super Sport”, há quem diga que a interpretação tupiniquim é “Separed Seats”. Tenho minhas dúvidas. Quem souber, por favor se manifeste.

Outro detalhe exclusivo do 1971, que pra mim é um dos mais bonitos da história do Opala, é o volante de três raios cromados e aro em madeira, assim como a manopla de câmbio. Uma pena isso não ter sido estendido aos SS que vieram depois. Foi nele também que o motor 4.1 de 250 polegadas cúbicas e 6 cilindros em linha de 140 hp fez sua estréia, assim como o câmbio de 4 marchas no assoalho.

Em 1972, a Chevrolet lançaria a versão coupe do Opala, que acabaria herdando os emblemas esportivos. Houve ainda, o lançamento em 1974 do SS4, pra quem queria atitude do SS de 6 cilindros, mas sem ter que deixar muito dinheiro nos postos de gasolina que, naquele ano, fechavam nos finais de semana. A saga do SS iria até 1980, quando deixou de ser fabricado. Hoje, os Opala SS, como em sua época de lançamento, permaneceram como objeto de desejo de qualquer um que admire a história da indústria automobilística nacional. Já a sigla SS, num passado recente, foi violentada pelo departamento de marketing da GM – em nome da estética apenas – e esteve presente em Merivas, Corsas e Astras sem um pingo de esportividade.

20 comentários Adicione o seu

  1. Pedro do Opala e do Kadett disse:

    Fala, Daniel, tudo bem??

    Só um detalhe, foram dois anos (de 68, modelo 69 até 70, modelo 71) o período entre o lançamento do Opala e do primeiro SS, anda sedã.
    Quanto ao significado da sigla não se preocupe, creio não existir nenhum oficial, pois todos esses citados têm sua leva de defensores, e eu creio que nenhum era realmente oficial hehe

    Grande abraço, e parabéns pelo post, dedicado ao melhor carro de todos!
    Obs: faltaram nas fotos as Caravan Ss e os SS4 74, muito lindos e o 74 bem diferente do 6!

    1. Obrigado pelos toques Pedro,

      Quanto a Caravan e o SS4, eles ganharam posts próprios em breve.

      Abs!

  2. Guilherme Farias disse:

    o coupê argentino vem escrito “SS – super sport”, então é de fábrica. já vi chevelles escrito isso também. ótimo post, meu amado tigrado ali no meio… ai ai

    1. Manolo,

      Sim, nos Estados Unidos sempre quis dizer Super Sport. No Brasil apareceu essa história de Separed Seats, mas nunca vi uma confirmação oficial. Talvez fizeram uma associação ao fato do SS ser o primeiro Opala com bancos individuais ou separados.

      Abs.

  3. Pablo disse:

    Daniel!

    Só uma pequena correção:
    O motor do Opala tem 250 Polegadas Cúbicas, e 4093 cm³.

    Abração, e fico feliz que as postagens tenham voltado!

    Pablo Nascimento

    ~]

    1. Olá Pablo,

      Com o 250 cc³ quis abreviar as palavras ‘cilindradas cúbicas’ ou como nos Muscle Cars os ‘cubic inches’, que são o equivalente a 4.1 Litros nas medidas atuais.
      Mas pra não criar confusão, passarei a escreve-las.

      Abs e obrigado pela visita.

  4. sergio disse:

    Bela matéria, e também concordo com voce, o SS 74 é o mais lindo de todos! E ele estará comigo para sempre. Abraços!

  5. saulo disse:

    impressionante como os carros esportivos vao piorando.. o ultimo opala na minha humilde opniao tb, é disparado o mais feio. 74 lindo demais!
    hj em dia tenho que aguentar ver nas ruas corsas e merivas SS, mt triste.

    1. Concordo em partes contigo,

      Antes não curtia muito os Opalas pós 1979, mas aprendi a respeitá-los cada vez mais e teria um sem problemas. Afinal, eles preservaram o prazeroso conjunto motor 6 cil em linha, transmissão manual e tração traseira, extinto em todos os carros atuais. Chamar uma Meriva de SS quase custou a falência da GM, de tanto que eu praguejei! rs

      Abraço!

  6. Raphael disse:

    ss- separed seats!

    1. Escuderia SS: Camaro SS (Super Sport), Chevelle SS (Super Sport) e agora o Chevrolet Opala SS (…). rs

  7. Paullo disse:

    Os Opalas SS entre 1972 e 1974 sao meus preferidos , talvez pelo fato de como voce mesmo citou a clara inspiraçao nos Chevys americanos, os opalas entre 1975 e 1979 sao belos tambem o SS 1979 é lindo e ate os pós anos 70…Resumindo: um carro lindo independente de geraçao ou ano…abraço

    1. Eu teria todos! Abraço Paullo!

  8. Caio disse:

    Li no livro do Opala que a sigla SS significa Super Star.

  9. alan disse:

    Sao umas obras de arte meu pai tem 6 coupe

  10. Já tive um lindo 74 branco depois potente 89 6 cc e agora um 83 opalas uma eterna paixão, mas sinto muita falta do meu 74.o mais bonito..

  11. Pedro Werneck disse:

    Estou reformando um Opala 1977 e o lanterneiro está teimando comigo que ele não tem as faixas pretas laterais embaixo. Sua fotos me ajudaram muito a encerrar a discussão.

  12. Luis Felipe disse:

    Aos opaleiros de plantão que acham que a sigla “SS” significa “separated seats” dêem uma olhada neste site: http://tudoparaopala.com.br/blog/o-verdadeiro-significado-da-sigla-ss-da-linha-opala/
    Não quero acabar com a discussão, mas como opaleiro só estou querendo expressar minha opinião. Eu fico entre “Super Sport” ou “Super Star”

  13. Gustavo Cosenza disse:

    Daniel. Bom dia. Queria saber quais realmente eram as cores originais do SS 6cc 1974? POIs vou pintar o meu agora e estou com dúvidas. Acho que era o vermelho fórmula, super verde e cajú. Ja vi em outras matérias falando sobre ultra verde e camurça.

Deixe um comentário

