Made in South Africa: Ford Fairmont GT

Se não fossem pelas faixas, parceria mais um sedan pacato dos anos 60-70.

A internet é um poço de curiosidades. Se não fosse por essa ferramenta, dificilmente saberíamos que a África do Sul produziu modelos interessantíssimos equipados com motores V8. Um belo exemplo é o Fairmont GT produzido pela Ford de 1970 a 1973.

Interior luxuoso. Detalhe do emblema no porta-luvas.

Em seu ano de estréia, o sedan era produzido em CKD, com peças oriundas do Falcon GT XW australiano. Já de 1971 a 1973, as peças derivavam do Falcon GT XY. Em 1970, o Fairmon africanpo contava com o motor V8 Ford 351 Cleveland e 2 válvulas.

Fotos de época são bem raras. Acredito que essas não são suas rodas originais.

Nos anos seguintes o mesmo motor ganharia duas válvulas a mais. Um detalhe sutil diferencia o modelo 1970 dos demais, que é a ausência do scoop no capô e modificações na grade frontal.

Teste da Época 01 (clique para ampliar)

Em termos de performance, o Ford Fairmont não fazia feio, especialmente para um carro do seu porte. Com 300 hp, o 351 empurrava o sedan do 0 aos 100 km/h em 7.2 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h.

Teste da Época 02 (clique para ampliar)

Os números de produção foram baixíssimos. Basta lembrar que estamos falando da África do Sul dos tempos nefastos do Apartheid, onde apenas uma bem reduzida minoria branca tinha acesso as riquezas do país. Ao todo, foram aepnas 1824 Fairmont produzidos, sendo que destes, apenas 239 eram GT, tornando as versões esportivas verdadeiros achados automobilísticos.

As informações técnicas e fotos contidas nesse e no post anterior foram extraídas do site African Muscle Cars, recomendadíssimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s