Ford Galaxie 7 Litre 1966

O artigo a seguir foi escrito pelo Jay Leno para o site da Revista Popular Mechanics. Achei tão divertido a sua relação com o Galaxie 7 Litros que resolvi traduzir a história e colocar aqui, no nosso espaço. Espero que gostem também.

Por Jay leno

A maioria de nós tem uma afinidade especial com os carros de nossos pais tinham quando estávamos crescendo. Eu fui trazido para casa do hospital em um Plymouth sedan 1949. Aos 7 anos, eu estava com meu pai quando fomos Crabtree Motors em New Rochelle, NY, e compramos um Plymouth Belvedere preto e branco – aquele com grandes nadadeiras.

Em 1966 entramos na concessionária para comprar outro carro – um Ford Galaxie. Naquela altura, eu tinha 16 anos e poderia dirigir. Normalmente, o meu pai só iria comprar tudo o que tinha a disposição no showroom.

Mas não havia Galaxies Full Sizes. Havia apenas Fairlanes e Falcons. “Eu não quero um carro pequeno,” disse meu pai. “Eu quero um carro um Full Size.” Assim, o vendedor perguntou se queria encomendar um carro.  Eu saltei e disse, “Eu posso pegar o motor? Eu quero pegar o motor.” Então minha mãe disse: “Ah, deixa o menino pegar o motor. Que diferença isso faz?”

Então, meu pai concordou.

Me lembro o nome do vendedor. Era Tom Lawrence. Eu o puxei para o lado e disse: “Tom, aqui é o que precisamos: Queremos que o Galaxie Full Size com o opcional de 7 litros.” Em 1966, por apenas um ano, o 7 Litros foi um modelo separado. Era o Galaxie Top de Linha, e ele veio de fábrica com um motor V8 de 428 polegadas cúbicas.

Eu não conseguia convencer o meu pai para obter o manual de quatro velocidades, por isso, ele pediu o nosso 7 litros com os pesados Cruise-o-Matic. Lembro-me de dizer ao vendedor: “Podemos começar a remover o silencioso e apenas ir com o glasspacks (cano de exaustão) retos?”

“Tem certeza que quer isso?”

“Sim”, eu disse a ele. “Isso é o que nós queremos.”

Quatro semanas se passaram, e toda minha família desceu para pegar o Galaxie. Era marrom, e, claro, ele usou as calotras dos sete litros, que pareciam imitação de rodas personalizadas. Elas foram instaladas com os pneus de banda branca magros demais. Era um cupê de duas portas sem colunas, com um interior preto – um carro bonito.

Nunca vou esquecer o que aconteceu em seguida. Meu pai entrou no carro – que estava de volta na área de serviço – e ele virou a chave. O carro soltou um estrondoso rrrraaaagggg rrrrrraaaahhhh. E meu pai disse: “Há um buraco no silencioso. É um carro completamente novo, e há um buraco no silencioso!” O vendedor explicou: “Não, Sr. Leno. Essa é a maneira como ele ronca.”

“Como assim é a maneira que ronca?” meu pai disse. “Que carro novo ronca assim?” O vendedor deixou claro que tínhamos optado por excluir silencioso, com glasspacks especificos. Meu pai olhou para a folha de opcionais, em seguida, olhou para mim. “O que você me faz comprar aqui?”

Frustrado, ele disse, “Oh dane-se, vamos sair daqui.” Colocou-o no drive e só acelerou. O carro fez eeeeerrrrrrrrrrreeeeeeerrrkkk! girando os pneus no chão de cimento. Meu pai disse: “Eu comprei um foguete, você me fez comprar um foguete!” Ele estava gritando sobre “que carro estúpido” durante todo o caminho pra casa.

Dois meses se passaram, e eu estava no quarto dos meus pais à procura de algo. Abri gaveta do meu pai e, em cima, vi uma multa. Ele tomou uma por dirigir a 110 mph (177 km/h). Então soube que ele realmente gostou do carro.

Infelizmente, como a maioria dos carros da época, era novo em 66, mas ele não parecia assim por muito tempo. Em 68, as bolhas de ferrugem foram aparecendo no topo do pára-lamas. Em 1973, o carro estava bem enferrujado. Mas isso não importa muito, porque eu embrulhei uma árvore com o Galaxie e o quebrei ao meio.

Eu sempre amei o 7 litros. E eu queria reviver a experiência.

No ano passado, finalmente encontrei um 7 litros no Canadá, um carro de quatro marchas – do jeito que eu sempre quis que meu pai escolhesse. Entrei em contato com o cara, comprei e trouxe para casa. Bastou eu cruzar pela estrada para ele faz sorrir, lembrando aqueles dias. E ainda parece bastante rápido.

Nós desmontamos o e começamos o processo de restauração. Quando começamos a tirar as peças, arrancamos o tapete onde os câmbio estava e havia um buraco grande cortado em torno da transmissão. Pensei que talvez ele não era um carro de quatro marchas, afinal. Verifiquei a o número de chassis e chamei meu amigo Vince Panicola, do 7litre.org, site dedicado aos Galaxie 7 litros, que confirmou que era um quatro marchas mesmo. Naqueles tempos, a maioria das pessoas compravam o automático, de modo que os carros vinham com o painel de chão tipo C6. Se um carro foi marcado como “quatro marchas”, os operários tomaram usavam uma Sawzall ou uma tocha e cortavam apenas um buraco maior, para que pudessem instalar a transmissão manual. Isso mostra como eles faziam as coisas antigamente.

E por falar em antigamente, depois que nossa família havia comprado o Galaxie 7 litros, comecei a trabalhar na concessionária Ford local, como ajudante de estacionamento. Todo dia eu ia sair com um martelo de borracha e colocar 50 ou 60 conjuntos de calotas. E toda noite eu teria que retirá-las, porque as crianças costumavam roubá-las. Um dia, eu estava carregando uma grande pilha de calotas. Quando cheguei na esquina, esbarrei com o meu patrão e deixei todas as calotas cairem. Ele gritou e me demitiu lá mesmo. Eu estava tão chateado que sequer contei aos meus pais. Fingi ir ao trabalho todos os dias durante duas semanas. Então eu escrevi uma carta para o Henry Ford II. Contei-lhe sobre a relação dos Fords com a minha família e que aquele era o meu primeiro emprego. Após 10 dias, o meu patrão, Ben Ristuccia, me chamou e disse: “Eu não sei quem você conhece em Detroit, mas você pode ter o seu antigo emprego de volta.” Como você pode ver, eu tenho muita história com a Ford.

8 comentários Adicione o seu

  1. grapiglia disse:

    muito bonito esse carro mew!uns dos meus sonhos (:

    1. E esses bancos inteiriços, tipo sofá? Fico imaginando ele contornando uma curva num anel viário com os seu motor, do tamanho de uma hidroelétrica, fazendo o motorista escorregar pro lado…

  2. Ricardo disse:

    Caraca! genial o texto. Obrigado por compartilhar.

    1. Genial mesmo seria eu ir na Lemar (concessionária Ford aqui perto de casa) e encomendar um Fusion 7.0 sem silencioso…rs Que inveja! rs

  3. grapiglia disse:

    eu já viajei em um não me lembro que ano,mas tava em quatro no banco da frente e quatro no de traz,e ainda tinha espaço (:

  4. Gilmar Zanini disse:

    Daniel, esses Galaxie’s XL e 7 Litre vinham com bancos individuais, os buckets seats e consoles centrais. Desta forma da pra entrar quente nas curvas sem escorregar. Tenho um 7 litre automatico e estou restaurando um manual 4 marchas. O carro e sensacional.

Deixe um comentário

