Ford Fairlane 1966

Fairlane 1966: Cara de Galaxie, performance de Mustang.

Na Ford, a esportividade sempre esteve associada ao seu carro mais ícônico, o Mustang, fato. Mas houveram modelos da montadora mais obscuros para o grande público e com menos prestígio que os seus contemporâneos de outras marcas, mas que valem a pena ser lembrados. Um deles é o Ford Fairlane.

Particularmente, acho muito interessante a segunda geração (1966-67). Não só pelo design, mas também pelas suas diversas variações, principalmente as mais esportivas.

Imagem do catálogo da Ford para aquele ano destaca as qualidades do Fairlane.

Antigamente, no mercado americano, era comum um único modelo ter todas as variações possíveis e com esse médio da Ford foi assim. Havia um sedã, coupe, conversível, perua e, no ano seguinte, a pick up, com o nome de Ranchero. A versão esportiva GT vinha com o motor V8 de 390 cc³ como padrão, enquanto que a GTA tinha um câmbio automático Sportshift Cruise-O-Matic. O motor 390 básico produzia 355 hp e tinha carburador de corpo quádruplo.

Aqui o Fairlane em suas diversas variações.

Em meados de 1966, a empresa de Dearborn, Michigan, produziu uma edição limitada a 60 unidades chamada Fairlane 500, equipado com um rinonceronte em forma de motor V8 de 427 cc³ e 425 hp e câmbio manual de 4 marchas.

Fairlane 500 em ação na pista de arrancada.

Este modelo foi mais uma dessas licenças poéticas das fábricas para homologar a presença do modelo nos campeonatos de NHRA e IHRA. Eram todos brancos e tinham o capô em fibra de vidro com um scoop na frente.

Fairlane imortalizado pela Hot Wheels.

Infelizmente, o único que eu posso ter é este acima, da Hot Wheels, o mais recente da minha humilde coleção. Vale lembrar a todos que a grande maioria das imagens aqui no blog aumentam de tamanho, basta clicar nelas.

3 comentários Adicione o seu

  1. Renilson disse:

    Os ultimos boletins q recebi nao veio as fotos, apenas o cabeçalio

    1. Renilson,

      Mexi onde não devia, já arrumei lá.

      Abs.

  2. Gabriel disse:

    quando era bem novo vi um desses ao vivo,realmente belo carro,estava a venda por 14 mil na época

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s