Renault R5 Turbo 2 1985

Renault R5 Turbo: Outro que foi dos Rallys para as Ruas.

No vai e vem das crises e interesses econômicos volúveis, houve um tempo, mais precisamente a década de 80, em que as montadoras européias focavam seus interesses de marketing nas competições de rally para promover seus carros. A categoria crescia exponencialmente em popularidade e grande parte desse sucesso era o lendário Grupo B. Essa divisão contava com os carros mais potentes que o Campeonato Mundial de Rally já viu e, sinceramente duvido que verá novamente.

Traseira alargada para a acomodar a "criança".

Pequenos automóveis eram equipados com motores bi-turbos que chegavam até 600 hp. O resultado disso foi a morte de pilotos e do público presente em acidentes e, consequentemente a extinção dessa divisão.  A fim de homologar a sua entrada para o  Grupo B, a Renault estava disposta fazer o que fosse necessário.

1.4 L e 160 hp: A "criança" fica no banco de trás.

De 1980 a 1984 a montadora produziu o clássico Renault R5 Turbo. As primeiras 400 unidades foram exclusivas para a homologação e eram chamadas de Turbo 1. A versão Turbo 2 substituia as partes de alumínio da primeira versão, usando peças da versão comum, tornando seu custo mais barato, mas com uma performance bem abaixo em relação a Turbo 1.

O interior é simples e sem muito luxo.

Os Renault 5 comuns eram carros bem pacatos, com motores de 1.34 L de 55 hp e tração dianteira. Já versão Turbo teve o chassis remodelado e a unidade de força foi realocada ondeantes era o banco traseiro. A tração passaria para as rodas de trás e coma  adição do turbo, o pequeno 1.4 agora produzia 160 hp.

Nas competições de Rally, o carrinho era pilotado pelo conterrâneo Jean Ragnotti e, em sua estréia na categoria, no Rally de Monte Carlo, venceu. Mais tarde o Renault 5, enfrentaria os carros com tração integral, encabeçado pelo Audi Quattro, que provaram ser mais rápidos na terra. Contudo, no asfalto, o carrinho mostrou ser um dos carros mais rápidos de sua época. Com uma relação peso / potência incrível  –  apenas 820 Kg e  400 hp.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s