Volvo Hot Rod Jakob 2008

em

Construção Impecável, agora na mão dos Chineses.

Difícil de imaginar, mas a montadora sueca Volvo (recentemente vendida pela Ford para um grupo Chnês por US$1.8 Bilhões), conhecida pelos seus carros seguros e racionais, quando completou seu 80º aniversário, comemorou de forma antagônica e muito original. A fábrica transformou o seu primeiro modelo produzido em em um Hot Rod.  O Jakob Hot Rod alia tecnologia de ponta e a qualidade dos serviços manufaturados em uma só máquina, indo muito além do que se imaginava para o primeiro (ÖV4 – abreviação sueca para carro aberto de 4 cilindros), lançado em 14 de abril de 1927. Mais tarde, o carro ganharia o apelido de Jakob.

Separados por 80 anos de história.
Separados por 80 anos de história.

O responsável pela transformação foi Leif Tufvesson, que começou os trabalhos em 2005, em sua oficina localizada no sul da Suécia. “A Volvo sempre foi uma montadora especial para mim. Estes eram os carros que eu aprendi minhas habilidades  em mecânica na minha juventude, e eu também trabalhei por um tempo no departamento de conceito da Volvo.

Diferencial e... Freios!

Então, ao invés de obter a inspiração de um velho Ford, como é normalmente o caso em círculos Hot Rod, eu queria construir algo que significou mais para mim, pessoalmente. É por isso que eu escolhi para reunir os atributos mais clássico da Volvo, o Jakob, em meu próprio conceito moderno Hot Rod “, explica Tufvesson.

Interior: "Chique é ser simples". (RZO)

Para exemplificar melhor quando se fala em modernidade aliada ao trabalho bem feito à mão, basta verificar a maneira como o carro foi construído. O seu chassi é de fibra de carbono, com um suporte em alumínio para o motor. A suspensão dianteira é independente com controle de hastes oculto e molas à gás, assim como o eixo traseiro. A carroceria, em alumínio, foi moldada a mão. A cor é similar ao azul dos primeiros Jakobs, mas a numeração e tom corretos se perderam com os documentos originais.

Motor: 5 em linha perfeitamente acomodado.

O motor é um Volvo t5 que, como o nome sugere, é um  5 cilindros em linha com um turbocharger de baixa pressão. Foi instalado longitudinalmente e é flex, funcionando com gasolina e alcool. Produz 265 hp. O câmbio é manual de 5 marchas, emprestado do Volvo 960. Rodas 22″ AEZ com Pneus Pirelli 295 atrás e 19″, 225 na frente. E, infelizmente, apenas um único exemplar fabricado.

4 comentários Adicione o seu

  1. Renilson disse:

    Esse é um show!!!!

    1. Eu gostei do “porta-malas” literal que na verdade, também, é o parachoque.

  2. Guilherme Farias disse:

    bem criativo, muito diferente dos outros.

Deixe um comentário

