De Detroit para o Mundo

Um lindo AMC Javelin 1968 desfila em vias alemãs.

Quando você acha que já viu de tudo é porque perdeu a capacidade de se surpreender… Você já sabia? Eu não. O nosso “Carro do Mês” já foi montado em terras distantes do seu país de origem. O relativo sucesso nos Estados Unidos fez com que o Javelin, da defunta AMC (American Motors Company), fosse montado em sistema de CKD em terras germânicas.

Entre 1968 e 1970,  270 carros foram feitos pela, agora outra falecida, Karmann, na cidade de Rheine. Os carros vinham com o motor de 343 cilindradas cúbicas, 5.6 litros e 235 hp. Nas instalações da montadora alemã, todos os modelos eram pintados, montados e submetidos a testes de direção antes de serem mandados para os clientes.  Cerca de 90% das peças e componentes vinham dos Estados Unidos. Foi a primeira (e talvez única) que um carro completamente americano tenha sido montado na Alemanha.

Além da Europa, o Javelin esteve presente na Austrália, em sua 1ª e 2ª geração, fabricado da mesma maneira, pela AMI (Australian Motor Industries) e no México pela VAM (Vehiculos Automotores Mexicanos).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s