Uma Van Classe A

Réplica à venda na Inglaterra por 30 mil euros!

A década de 80 foi fértil quando o assunto é enlatados na TV. Quando nem se sonhava com o serviço de TV a cabo no Brasil, as emissoras abertas recheavam sua programação com o que havia de melhor (e pior) dos seriados da TV americana. Em algumas dessas séries, os veículos eram co-atores de destaque. Não há como se esquecer do Pontiac Firebird falante, vulgo Kitt, do lendário enlatado “Super Máquina” (Knight Rider). Nem do Dodge Charger “Redneck” voador de “Os Gatões” (The Dukes of Hazzard). Havia ainda os modelos que faziam uma aparição mais discreta, como a Ferraris Testarossa e 308 GT, de outros dois seriados icônicos da década de 80, Miami Vice e Magnum, respectivamente.

O Esquadrão Classe A (The A-Team) foi outro grande sucesso enquanto esteve no ar, de 1983 a 87. O enredo era “tolo”, como a maioria dos títulos que iam ao ar naquela época, mas não menos divertido. A história gira em torno de um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã que são acusados de  “um crime que não cometeram”. Perseguidos pelos militares, decidem virar mercenários “do bem”.  E como não poderia ser diferente, eles também tinham um fiel escudeiro sobre rodas.

Quando criança era doido por uma dessas, só que de fricção...

A “atriz” coadjuvante programa era uma GMC G-Series preta, com o teto prata metálico, e faixas vermelhas. Gavia ainda uma espécie de body-kit, um spoiler no teto e um enorme quebra-mato na frente. As rodas de 15 polegadas da American Racing eram calçadas com pneus BF Goodrich. Enbaixo do capô, o V8 ‘calça jeans’ da GM, o bom e velho 350, 5.7 com um carburador duplo.

...uma caixa dessas então... (foto: http://brinquedoantigo.blogspot.com)

Assim como nos programas contemporâneos, a Van, ora ou outra, executava um daqueles saltos super exagerados. Tais manobras levou algumas delas ao ferro-velho mais cedo, isto, é claro, só na vida real, porque na próxima tomada do episódio, ela aparecia nova e reluzente. No seriado, de forma mais esporádica, um dos personagens dava o ar da graça em um Corvette Branco. Os produtores o alugavam e o decoravam – assim como na Van – com uma faixa vermelha nas laterais.

Os mais novos poderão ver o esquadrão – e a Van – em ação nas telonas esse ano. Está previsto para junho a refilmagem em longa metragem do seriado . Enquanto isso não acontece, os mais novos e saudosistas podem conferir o programa original no canal a cabo TCM, onde é reprisado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s