Pontiac: Gato e Rato

on

The Seven-Ups 1973
Dos mesmo produtor de Bullit e French Connection

A tal da internet é um saco sem fundo. Esses dias, bisbilhotando no Youtube atrás de algumas  perseguições de carro, me deparei com a excelente sequência do gênero no filme “Seven-Ups”. Não me lembro de ter visto este, embora não me pareça de todo estranho.

 

Numa rápida pesquisa descobri que se trata de um filme policial estrelado por Roy Scheider, o mesmo que atuou em “Tubarão”.  Scheider é um tira renegado que faz parte da “Seven-Ups”, uma força paralela da polícia que usa táticas não ortodoxas.

Resumos à parte, vamos ao que interessa. A cena é protagonizada por dois Pontiacs, ambos 1973. O ‘rato’ é um Grand Ville e o ‘gato’ é um Ventura coupe. Toda a sequência foi filmada em Nova York e há uma semelhança com as cenas em Bullit e não é por acaso.

O Rato Fujão: Grand Ville 1973
O Rato Fujão: Pontiac Grand Ville 1973

A qualidade e realismo da perseguição deve ser creditada a Philip D’Antoni. O produtor e diretor desse filme, tem em seu currículo, a produção das cenas de perseguição em Bullit e French Connection (Operação França).

Ventura 1973
O Gato Caçador: O Pontiac Ventura 1973

O Grand Ville, o “rato”, vinha de fábrica com o V8 de 400 cilindradas cúbicas com o 455 como opcional. Já o Ventura, o “gato”, desde 1971 derivava sua carroceria mais compacta – pros padrões americanos da época – do Chevy Nova. O motor base era o velho conhecido V8 de 350 cilindradas cúbicas com carburador duplo.

A perseguição em “Seven-Ups” mostra uma outra Hollywood, mais ousada, com carros e dublês de verdade e sem o seu atual vício em Computação Gráfica.

 

3 comentários Adicione o seu

  1. Alberto Antunes disse:

    Daniel
    eu era pequeno quando eu vi este filme (the driver). Assisti com meu pai no supercine, eu acho…. da uma olhada

    1. Daniel Sanchez disse:

      Alberto,

      Grande contribuição. Este é um filme que preciso ver. Tem um grande elenco (literalmente) automobilístico! Logo menos merecerá um post.

      Abraço,

Deixe uma resposta

