Carro & Música

Impala 1963.
Impala SS 409 em uma estampa de camiseta do Beach Boys.

Capa do album.
Capa do album.

A arte frequentemente traduz a paixão por automóveis de diversas maneiras como numa pintura ou em uma música. Em 1962, o lendário grupo de rock Beach Boys, quebrou a rotina e lançou uma música em homenagem a um… Motor! Chamada “409” a canção era uma reverência ao maior motor V8 oferecido pela Chevrolet entre os anos de 1961 e 1965.

O motor era opcional para a linha de full-sizes da empresa da gravata como o Impala, Byscane e Bel Air e também muito popular entre a tribo dos Hot Rods. Aliás, o 409 é popular até hoje. A empresa de peças de performance, Edelbrock, por exemplo, fabrica todas as peças, tornando possível montar um novinho!

Motor 409 original da GM.
Motor 409 original da GM.

409, da Edelbrock.
409, da Edelbrock.

A música atingiu o 76° lugar na parada Bilboard e saiu no album “Surfin’ Safari” e, posteriormente, no “Little Deuce Coupe”. Mas essa não é a única música do grupo que faz referência ao mundo automotivo, como “Shut Down”, “Little Deuce Coupe” e “Fun Fun Fun”. Um dado curioso sobre a música é que o ronco de V8 no começo da música não é exatamente de um 409 e sim de um 348.

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Gian disse:

    Brilhante esta ideia da Edelbrock! Seria interessante montar um motor novinho, e como eu, você sabe como é difícil encontrar peças originais pro Opala !
    Grande Abraço !

    1. Nem me fala Gian… Lá nos Estados Unidos é possível montar um Camaro 1967 inteiro com peças novas. Desde o Chassi, passando pela carroceira até os emblemas. Esse seria o meu grande sonho, fundar uma espécie de “Year One” nacional e fábricar, com a licença da GM, peças pro nosso querido Opala.

      No quesito motor, a GM americana ainda fabrica muito desses motores 0 km por um preço acessível nos padrões americanos. Os V8 chevy são tão confiáveis que é comum serem os substitutos para motores mais complicados. Um amigo meu americano vai trocar o motor do seu Mazda RX7 91 por um V8 350 small block da Chevy.

      Dá uma olhada nesse site e comece a se roer de inveja…rs http://www.gmperformanceparts.com/Parts/showcase.jsp

      Quem sabe, um dia, colocar um small block desses, Original GM e zero km no Opala?

      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s