O Futuro do Presente II

Para ler a primeira parte de “O Futuro do Presente“, clique aqui.

Corvettes e Ford GTs sempre serão desejáveis

Jay Leno acredita que carros como Ford GT e Corvettes são colecionáveis à partir do momento em que estão disponíveis nas concessionárias. “Nos anos 60 quem imaginaria um Corvette de 638 cavalos que faz 8,5 kilômetros com um litro? Inimaginável”, recorda.

Ford GT e Corvette: Desejáveis desde o 1° dia.
Corvette e Ford GT: Desejáveis desde o 1° dia.

Leno sugere também que alguns modelos inimagináveis hoje podem vir a ser colecionáveis. O Honda Insight, por exemplo, teve uma vendagem ínfima, de apenas 18 mil unidades mundialmente. “Olhando para eles agora você pensa: Nossa! Um carro de dois lugares que faz 29 kilômetros com um litro, tem um formato interessante e é muito aerodinâmico. Colecionadores querem carros que estejam a frente do seu tempo ou que tenha uma falha interessante.

Honda Insight.
Honda Insight 29km com um litro.

Carros que tenham um aspecto esquisito ou que foram comercialmente desastrosos também são alvo de colecionadores. Assim como o esquisitão Ford Edsel ou os carros de Nerd Ford Pinto ou AMC Gremilin são desejáveis hoje em dia o Pontiac Aztek será no futuro.  Jay Leno setencia “Estes carros tem personalidade”.

Pontiac Aztek: Feio + Fracasso = Prato cheio pros colecionadores.
Pontiac Aztek: Feio + Fracasso = Prato cheio pros colecionadores.

Outro modelo a ser observado é a versão mais recente do Cadillac CTS-V com um câmbio de seis marchas. Jay tem um palpite interessante. “No futuro, carros com câmbio manual serão quase uma curiosidade. Pessoas que conseguirem engatar uma marcha serão vistos como indivíduos talentosos que sabem dirigir um carro velho”. O apresentador continua exercitando a imaginação. “Em 2025 as pessoas perguntarão: Você consegue dirigir um Cadillac CTS-V 2009 de 556 cavalos e câmbio manual?” Se, em uma era onde os carros serão todos automáticos, até lá você possuir um Cadillac com um anacronismo parecerá inacreditável.

Cadillac CTS-V: Câmbio automático será coisa do passado.
Cadillac CTS-V: Câmbio automático será coisa do passado.

O próximo modelo é símbolo de tudo que possa ser mais politicamente e ambientalmente incorreto. Símbolo da era Bush, o Hummer tem tudo pra entrar na lista dos colecionadores. Hoje eles estão armagando a estadia nos pátios das revendas e são o símbolo do péssimo comportamento ecológico. Mas, Leno já consegue vislumbrar o que poderá acontecer daqui uns 15 anos. “Quando estivermos dirigindo nossos carros movido a hydrogênio em 2025, alguém vai olhar para o Hummer e dizer ‘O que é aquilo?!?’ O Hummer será o Cadillac Eldorado 1959 de 2025” imagina o apresentador. Leno acredita que o Hummer foi de muito desejado pra muito odiado. Algum dia o pêndulo da história fará o caminho de volta.

Hummer: Consumo e dimensões indecorosos.
Hummer: Consumo e dimensões indecorosos, assim como o...
...Cadillac Eldorado 1959.
...Cadillac Eldorado 1959.

E por falar em Cadillac e SUV’s, esses Cadillacs Escalades no estilo DUB podem ser colecionávies um dia também. Os jovens que se exibem com esse tipo de veículo com rodas exageradas e cromados brilhantes podem desejar ter uma ‘Slade novamente quando tiverem nos seus 50, 60 anos. Segundo Jay haverão homens grisalhos nesses trapeizongas de exibindo pelo bairro daqui a alguns anos.

Cadillac Escalade: Rodas com mais polegadas do que sua TV.
Cadillac Escalade: Rodas com mais polegadas do que sua TV.

Para Leno, comprar uma Ferrari moderna como um carro de colecionador não é uma boa idéia. Do meio dos anos 90 até hoje é impossível você mesmo trabalhar no carro, só a montadora italiana tem o expertise pra isso, ao contrário dos modelos dos anos 50 / 60 nos quais os próprios donos podiam trabalhar. Em um carro comum, o diagnóstico de um problema eletrônico custa de US$ 600 a 1000. Para uma Ferrari, alerta Jay, é algo em torno de US$ 22,500, só a mão de obra. Então para alguém que faz a manutenção de seus próprios carros não é capaz de tocar em uma Ferrari atual. “Qualquer lucro que você acha queterá não vai acontecer”, conta Leno.

Ferrari California: Modelo mais recente da montadora italiana.
Ferrari California: Modelo mais recente da montadora italiana.

Um último Colecionável? Tudo o que sua namorada ou esposa achar bonitinho.Um Ford Fiesta 1979? Essas carrinhos urbanos bonitinhos sempre serão desejáveis, a exemplo do novo Mini e do Smart. “As coisas não mudam. Se uma mulher era bonita 20 atrás será bonita hoje. O mesmo acontece com carros”, completa Jay Leno.

Fiesta 1979: Carro Cuti-Cuti das mulheres.
Fiesta 1979: Carro Cuti-Cuti das mulheres.
Smart e Mini: Bonitinhos daqui a 20 anos.
Smart e Mini: Bonitinhos daqui a 20 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s