Prazer, Opala

Propaganda de revista do Opala SS 1971.
Propaganda de revista do Opala SS 1972.

Ontem tive a agradável surpresa de descobrir que o meu colega de trabalho, Aurélio Oliveira, já havia escrito um texto, em primeira pessoa, sobre os 40 anos do Opala. Aliás, ele me confessou que o grande sonho de sua juventude era ganhar na Loto e comprar um Opala Cupê vermelho. Nunca é tarde demais Aurélio!

Vou reproduzir o texto aqui como uma singela homenagem ao modelo que fez história na indústria nacional.

Obrigado Aurélio pela contribuição.

Auto Retrato, Opala

(por Aurélio Oliveira)

Opala SS 1971
Opala SS 1971

Sabe quem eu sou? Olhe bem… Veja minhas linhas modernosas, meu jeitão esnobe… Na verdade não é preciso olhar muito para saber quem eu sou!

O meu nome, embora seja nome de pedra preciosa, é na verdade uma mistura dos nomes de dois carros da minha fábrica, a GM. Eles misturaram os nomes Opel e Impala e chegaram no meu…

1969: Linha de montagem em São Caetano do Sul.
1969: Linha de montagem em São Caetano do Sul.

Isso mesmo… Você acertou! Eu sou o Opala! Mas talvez você não saiba quem eu fui!

É… Meu amigo, eu fui o tal e eu não fui apenas um carro… Eu fui “O” carro!

Já fui muito requisitado e só andava nas altas rodas! Aliás, até eu ser lançado em 68, o Brasil ainda não havia fabricado um carro de luxo! Yes, my friend… Eu fui o primeiro!

Diplomata, 1992.
Diplomata, 1992.

Já tive nomes pomposos como Gran Luxo, Diplomata, Comodoro… bom, gente fina é outra coisa! Por isso que eu cheguei a ser o veículo mais caro do mercado nacional! É verdade… já fui carro de presidentes, altos executivos e o scambau! Até no cinema eu já trabalhei… Ah! Já fui carro de corrida também… Na Stock Car!

Opala 1978 restaurado da divisão 1. Pré-história da Stock Car.
Opala 1978 restaurado da divisão 1. Pré-história da Stock Car.

Hoje… Bem, hoje estou completando 40 anos de existência e agora sou apenas uma história. Em 92 fui substituído pelo Omega, mas só nas concessionárias, porque no coração de muitos brasileiros eu ainda sou o tal!

Cativando gerações: Opala SS e Diplomata.
Cativando gerações: Opala SS 1974 e Diplomata 1992.

Sou ou não sou?

11 comentários Adicione o seu

  1. Russel disse:

    Tenho dois, em reforma.

    1. Daniel Sanchez disse:

      O meu estará em uma reforma constante…rs

  2. Ricardo Carmo disse:

    Meu carro e um Monza SL/E 1985 1.8 Alcool desde zero praticamente mais tenho o opala como o CARRO p mim foi o melhor carro q a GM fez no Brasil e sera gosto muito principalmente se for 6 cc tive o prazer de dirigir opala da stock ainda no inicio olha aquilo foi maximo pois naquela epoca podia os carros eram emplacados parabens p ideia de restaurar esse stock da foto valeu abraço

  3. douglas disse:

    é no coração da muiitos ainda é o CARRO
    eu tinha um chevette 88 hj estou reformando um opala diploomata
    quase realizando o soonho.
    chevrolet coomanda:)

    1. É isso aí Douglas.
      Como um programa dizia, “não os destrua, restaurem”.

      Abraço e Obrigado pela visita.

      1. Leandro disse:

        Ola cara . . . v só tenho um opala 89 estou com dificuldades para ajeitalo . . para encontrar peças etc… tem alguma forma de me ajudar ? agradeço.

        teu carro é uma maquina ta de parabens estar no custo de quanto pra deixar o meu desta forma .. . . . me adc no meu msn leodocavaco10@hotmail.com .. valeu brow . .

  4. Débora disse:

    O meu sonho desde de menina é ter um diplomata 92 original, e sei que um dia realizo, isso sim que é carro de verdade.

    1. Débora,

      Se até eu realizei o meu com um 1977, porque não?

      Obrigado pela visita!

      1. Leandro disse:

        Aguardo sua ajuda . .

  5. Leandro, te adcionei lá.

    Abs.

  6. Allan Danillo Lemes Tenca disse:

    LEMBRO QUANDO MULEQUE* MANOBRAVA O DIPLOMATA SE 6 CC ORIGINAL A ALCOOL DO MEU VELHO ESCUTANDO METALLICA KKK MEU … SENSAÇÃO MELHOR SÓ QUANDO PERDI A VIRGINDADE ! KKK

Deixe um comentário

