Rally Chevy Nova 1971

Top de linha, com o motor V8 350.
Top de linha, com o motor V8 350. 

 Em 1971 os carros americanos de alta potência e preço acessível passavam por um momento de transição. A aquela altura, as companhias de seguro já estavam no encalço dos Muscle Cars, taxando com preços abusivos os carros com motores de alta performance.

Chevy Nova e suas faixas decorativas.
Chevy Nova e suas faixas decorativas.

As montadoras notaram que a performance começava a ter um papel secundário na hora da compra, graças a atuação das seguradoras. Dali em diante, o público passaria a valorizar mais a imagem do que o desempenho.

O Rally Chevy Nova 1971 era a resposta para essa fatia de mercado, tambem era conhecido como o “SS de pobre”.  O pacote esportivo “Rally” já era usado pelo Camaro, e tal opção poderia ser somada ao pacote “SS”. Já no Chevy Nova, era um pacote “Rally” era separado, não podendo ser associado ao pacote “SS”. 

Faixa decorativa entre as lanternas traseiras.
Decoração simples na traseira.

A opção Rally no Nova estava apenas disponível para o 2 portas Coupe e era decorado com faixas pretas laterais com a escrição “Rally Nova” na traseira e no capô. A mesma faixa decora o espaço entre as lanternas traseiras. Apenas do lado do motorista, um retrovisor esportivo, característico da época. O modelo ainda contava com tapetes especiais, rodas rally de 14 polegadas, volante esportivo e suspensão reforçada.

V8-350 com 245 hp nas rodas.
V8-350 com 245 hp nas rodas.

As opções de motor eram as mesas do Nova comum. O motor base era o de 250 cilindradas cubicas e 6 cilindros (O mesmo que equipava os Opalas nacionais), o intermediário era V8 de 307 cilindradas cúbicas, seguido pelo top de linha, também V8, com 350 cilindradas cúbicas, dupla carburação, e 245 hp.

As opções de câmbio eram tão limitas como as de motores. Apenas três marchas, manual ou automático. A transmissão de 4 marchas estava só disponível para os Novas SS.

Ótimo visual prum SS de pobre.
Ótimo visual prum "SS de pobre".

Se nos anos 70 você queria apenas o visual e a atitude Muscle Car, sem se preocupar com o 0-100 km/h ou 1/4 de milha, o Rally Nova era uma ótima escolha. O modelo das fotos está à venda no site Fast Lane Cars, por US$ 24.995,00.

3 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s