Gran Torino: Os filmes e o carro

Cartaz oficial do filme
Cartaz oficial do filme

Estreou na última sexta o filme Gran Torino, que tem Clint Eastwood como diretor e ator principal. A película leva esse nome graças a um outro “ator” coadjuvante, um Gran Torino 1972 Cobra Jet com um motor de 351 cilindradas. Sobre esse modelo, as coisas já não iam muito bem para os Muscle Cars naquele ano.

Em 1970 o embargo da OPEP direcionado ao mundo ocidental, especialmente  os Estados Unidos, pegaram os Yankees de calças curtas. Outro fator preponderante para o desaparecimento dos deltóides em Detroit foram os seguros altos demais para carros de alta performance a preço acessível, o que tornava impraticável arcar com os custos de um carro com esse perfil.

Gran Torino: Mesmo em tempos de crise, manteve a classe.
Gran Torino: Mesmo em tempos de crise, manteve a classe.

Sendo assim, de 1970 a 1974, o mundo testemunhou o auge e o fim repentino dos Muscle Cars. O Gran Torino, mostrado no filme, está já na curva descendente dessa era, mas não deixava de ser um carro e tanto. Para aquele ano, a Ford oferecia alguns pacotes que melhoravam a dirigibilidade do carro, bem como os freios a disco.

Embaixo do capô, a montadora conseguiu fazer milagre em tempos de crise. A versão top, com o motor 351 Cobra-Jet (como a mostrada no filme), tinha em torno de 300 cavalos e fazia de 0 a 100 em 6.8 segundos. O quarto de milha ficava em torno dos 15.4 segundos. Nada mal para tempos de vacas magras, ou nocaso desses carros, cavalos mal nutridos.

Já o filme, trata sobre a vida de Walt Kowalski (Clint Eastwood). Um veterano de guerra reacionário e preconceituoso que vê seu bairro, antes um subúrbio ao estilo “sonho americano”, ser ocupado por minorias. Kowalski mantem guardado em sua garagem o Gran Torino em condições excelentes de conservação e, após uma tentativa de roubo mal sucedida, torna se o elo entre Walt e seus vizinhos do Sudeste Asiático. Assisti na Pré e na Estreia. Confiram na telona o quanto este Gran Torino 1972 é fotogênico.

E aguardem. O próximo filme da franquia Fast & Furious (Velozes e Furiosos) trará em seu elencooutro Gran Torino do mesmo ano. Pelo o que apurei, dessa vez, o carro interpretará um papel mais desafiador: será o meio de transporte do vilão do filme.

As câmeras parecem ter gostado dele e não é difícil entender o porquê..
As câmeras parecem ter gostado do Gran Torino e não é difícil entender o porquê.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s