Nissan Skyline 1972

Skyline 1972 "Kenimeri"

Esses JDM (Japonese Domestic Market) me reservam gratas surpresas… Antes de virarem ícones pop com o Gran Turismo e a franquia Velozes e Furiosos, os Skylines já faziam sucesso na Ásia e Oceânia. A quarta geração do modelo, os C110, tinham um estilo bem marcante.

Como já frisei no post anterior, no final da década de 60, começo da de 70, em termos de design, quem dava as cartas era o Tio Sam. O próprio C110 parece um cruzamento de Ddoge Challenger 1970 com o Plymouth Barracuda 1969, a frente do primeiro e a lateral do segundo. Foi nessa geração que, pela primeira vez, apareceram as macantes luz de freio redondas na traseira.

Impossível ficar indiferente. São as linhas que mais destoam dos demais Skylines.

Eram oferecidos em uma linha completa, com sedan, coupe e perua. Em termos de venda, foram muito bem sucedidos mercadológicamente também. De 1972 a 1977, saíram das linhas de montagem da cidade de Tochigi, mais de 600 mil unidades. A campanha publicitária do Skyline 1972 ajudou na sua popularização também.

"Escairaino" Sedan.

O modelo foi apelidade de  “Ken and Mary” ou “Kenimeri” no país de origem. Isso, graças ao casal ocidental relaxando em um cenário bucólico enquanto as linhas e detalhes do Skyline são mostradas em outras cenas. O curioso é que o casal, apenas no final, aparece junto ao carro.

Havia uma grande variedade de motores, que iam do pacato 4 cilindros em linha de 1.6 litros ao bravo 6 cilindros, também em linha de 2.4 litros e 160 hp. Este último equipava o top de linha, GT-R. Esta versão durou pouco tempo – setembro de 1972 a março de 1973, graças ao embargo da Opep.

Belas Linhas. Quem diria.

No mercado Australiano, o GT-R competia com o Ford Falcon pelo gosto do consumidor. Embora tenha vendido bem na terra do Canguru, hoje em dia mais raros que o Tigre da Tasmânia. Os GT-Rs só voltariam a cena, 16 anos mais tarde, com o BNR31 em 1989.

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8 thoughts on “Nissan Skyline 1972

  1. belas linhas, principalmente o detalhe acima da roda traseira, esses skylines lembram um pouco o amc javelin de lado, podem me chamar de louco cego hehehehehehe.
    queria lembrar também dos datsun, 240z, 510 e 710.

    ótimos posts, eu sabia pouco sobre estes primeiros skylines.

  2. Belo carro, inspirado nos muscle-cars norteamericanos. Hoje em dia, podemos dizer que o papel inverteu. O Skyline é um superesportivo, referência em tecnologia e desempenho, enquanto as marcas americanas mal conseguem desenvolver um carro de produção que consiga brigar de igual com os superesportivos italianos e alemães (salvo o Corvette ZR1, equipado com um V8 de mais de 600 cv).

    • Bem lembrado Silva,

      Pesquisando sobre o próximo Post, vi uma capa interessante da Motor Trend com o GT-R na capa. A manchete: “O Assassino de Corvette”. Na linha fina dizia que ele tinha performance de Porsche 911 a preço de Corvette. O japonese deles são melhores que os outros…rs

      abs.

  3. Pingback: Ken & Mary « Parachoques Cromados

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