IV Encontro Anual do Clube do Opala de Jundiaí

Uma vista panorâmica do evento.

Antes de tudo, gostaria de agradecer mais uma vez o amigo Daniel pelo convite. No Parachoques Cromados pretendo deixar a minha marca minha na Intenet, tentando juntar pessoas com as mesmas paixões que as nossas: Muscle Cars, Opalas e automóveis em geral. Se puder ajudar, mesmo que seja uma pessoa, já me dou como satisfeito.

No último domingo do mês de novembro, em Jundiaí, Estado de São Paulo, foi realizado o 4º encontro anual do Clube do Opala de Jundiaí, com presença de mais de 400 Opalas e Caravans do Brasil inteiro, incluindo alguns colegas Opaleiros que viajaram mais de 1.000km para comparecer ao encontro.

Foi um evento inesquecível. Saímos em carreata da Capital (mais precisamente, do Extra Anhangüera). De acordo com meus cálculos, com aproximadamente 49 Opalas e Caravans, de diversos anos e estado de conservação.  Bela organização do clube Amigos do Opala.

Chegando ao ponto de encontro, uma cena linda pôde ser apreciada. Várias pessoas juntas por um mesmo objetivo e com a mesma paixão. Na formação do comboio, outra emoção. Imaginem aquela fila de Opalas, com o som dos motores 4 cilindros se misturando aos famosos 250  de 6 cilindros.  Haviam também aqueles com preparação aspirada ou altamente modificados.

O som dos modelos turbo se destacavam, graças à válvula de prioridade fazendo aquele ruído perfeito, cuspindo os resto da queima realizada no motor pelos magníficos coletores 6×2. Uma música para os ouvidos.

A cena era uma pintura perfeita para os olhos. O cheiro de borracha queimada se confundia com a mistura levemente rica dos carros turbinados e à álcool. Era sublime. Eu sei que sou meio louco, mas gosto dessa mistura de cheiros.

Mas e o meu carro?

Infelizmente, minha Caravan 76, mais conhecida por Pacata, estava no mecânico e sem motor. Ela está passando por uma revisão bem grande. mesmo assim, consegui uma carona com um colega Opaleiro dos bons, também dono de uma bela Caravan.

Saímos sentido Rodovia Anhangüera. Que coisa ótima, pegar estrada de Caravan, mesmo não sendo a minha, vendo pelos retrovisores aquela fila interminável de clássicos da Chevrolet.

A viagem foi tranquila, ao som de AC/DC, chegamos no horário previsto ao parque da Cidade, em Jundiaí.  No local, me deparo com outra cena de estremecer as pernas. Mais de 400 Opalas, estacionados, perfeitos, lindos, com seus orgulhosos donos,  que sabem valorizar um clássico. Não trocam seu veiculo dito “velho” por nenhum veículo atual. Nem com seus inúmeros sensores, fios e motores cobertos, quase que por vergonha.

Obrigado General Motors, por produzir o Opala.

  • Confira mais fotos na Galeria

7 comentários Adicione o seu

  1. Bruno disse:

    Realmente muito show esse encontro, eu fui no ano passado, que foi especialmente em comemoração aos 40 anos de fabricação do primeiro Opala.

    Sai de Sorocaba, junto com mais 2 Opalas, um 73 e outro 89 igual ao meu, tem até video: http://www.youtube.com/watch?v=51zYn3KwNQM

    Na chegada, encontramos com o pessoal de SP chegando, uma fila enorme de carros.

    Tirei varias fotos também: http://picasaweb.google.com/bbrasil/JundiaiEspecialOpala40Anos231108#

    Abraços.

  2. Luciano Rizzieri disse:

    Olá !Sou um dos associados do clube do opala em Jundiaí ,fico feliz que vcs tenhão gostado,pois a cada ano está ficando melhor,isso só e possível graça ao esforço de todos que tem uma paixão em comum e a presença de todos e daqueles que vieram de tão longe ,prestigiar o evento com seus belos Opalas e Caravans. Eu possuo uma Caravan preta 250s.Obrigado ,um abraço,Luciano.

    1. Daniel Sanchez disse:

      Vou tentar levar o meu Cupê pro evento do ano que vem. Obrigado pela visita.

  3. Sidivaldo disse:

    Olá pessoal.
    Eu sou paranaense de Barracão mas moro em Sapiranga RS tenho um opala comodoro 1983 gostaria de restaurar mas não tenho muita ideia gostaria que voçes me enviasem algumas sugestoes.
    Um abraço.

    1. Daniel Sanchez disse:

      Olá Sidivaldo,

      Sugiro que você se inscreva nos sites dos diversos clubes do Opala. Lá você poderá compartilhar muita informação com outros na mesma situação que a sua. Outra opção é a comunidade “Opala” no Orkut. Ela é bem antiga, dessa forma, é possível fazer uma pesquisa nos tópicos sobre o que pode ser feito no seu carro com o relato de outros “Opaleiros”.

      Também estou em vias de restaurar o meu cupê 77, mas como o dinheiro não tem as mesmas proporções das minhas ambições, é um processo lento. Se tivesse a grana agora, começaria pela Funilaria e Mecânica. Se possível, as duas coisas ao mesmo tempo.

      Mas o mais importante agora é você fazer uma pesquisa intensa, principalmente sobre as características peculiaridades do seu modelo. A troca de informações ajuda bastante. Espero ter ajudado de alguma forma.

      Abraço!

    2. Guilherme Farias disse:

      Sidivaldo!

      é complicado por alto dizer o que é preciso pra uma restauração, reforma, mecânica.

      o ideal e principal é “ver” o carro todo, desmontar ele inteiro, tirar todos os forros, deixar na lata sem nenhum pano cobrindo, identificar as “massocas” que os funileiros adoram, procurar buracos, ferrugem, etc. tendo em vista isso dá pra ter idéia no que se vai gastar com peças mão de obra e afins.

      se puder, envia uma foto do carro, pro email pwn33d@gmail.com, eu vejo por alto o que precisará ser feito, mas ja te adianto, se for fazer funilaria, vai encontrar defeitos atrás de defeitos, até corrigir tudo, vai muito tempo e R$!

      abraços!

  4. Edson disse:

    Gostaria de saber em qual data vai haver o 5°encontro de jundiai?

Deixe um comentário